Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Autorizada abertura de processo seletivo para contratar novos funcionários para o Samu

Ciuenp realizou a 26ª reunião do conselho que administra o serviço regional

Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade
Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade
Autorizada abertura de processo seletivo para contratar novos funcionários para o Samu
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 10 de julho de 2021 às 17h33 - Modificado em 11 de julho de 2021 às 09h46
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciunep), responsável pela administração do Samu Noroeste, realizou reunião na manhã desta sexta-feira, 9, no Anfiteatro Haruyo Setogutte, na Prefeitura de Umuarama. Os assuntos da pauta foram a análise da prestação de contas do primeiro semestre de 2021, avaliação da proposta de parcelamento de débitos de um dos municípios membros, autorização para abertura de processo seletivo simplificado (PSS) para contratação de funcionários para o Samu e assuntos gerais.

Apesar da autorização para o PSS, ainda não foram divulgados detalhes do certame, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Esta foi a 26ª reunião do Conselho Deliberativo do Ciuenp, atualmente presidido pelo prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom. Estiveram presentes os prefeitos de Cianorte, Marco Antônio Franzato, de Altônia, Claudemir Gervasone, de Campo Mourão, Tauílio Tezelli, de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, de Santa Cruz do Monte Castelo, Francisco Antônio Boni e o prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos, foi representado – mediante procuração – pela secretária municipal de Saúde, Márcia Regina Rossi.

A prestação de contas foi apresentada pelo contador do Ciuenp, Denis Marcos Facci, e pelo coordenador financeiro e administrativo Mauro Teixeira Liutti. Participaram ainda a coordenadora geral Eliana Beraldo, coordenadora de enfermagem Kesia Alessandra Jordão Ribeiro Franco, coordenador de frota Fábio Dias, coordenador médico Alain Barros Correa, a procuradora jurídica Isabela Pinheiro e o coordenador de recursos humanos Adriano Horn.

O Samu Noroeste, um dos maiores de todo o país, é responsável pelo atendimento emergencial a mais de um milhão de habitantes nos 101 municípios membros. “Temos uma grande responsabilidade. O Samu presta socorro à população nas residências, no trabalho e em vias públicas com uma grande equipe de condutores, socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, capacitados em atendimento de urgência nas áreas de trauma, clínica, pediatria, obstetrícia e psiquiatria”, lembra o prefeito Celso Pozzobom.

O serviço é responsável ainda pela regulação dos atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais. Além da Central de Regulação, o Samu Noroeste conta com 22 bases descentralizadas, 25 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico), sete unidades de suporte avançado (UTIs móveis) e 486 profissionais, atendendo em média 220 ligações por dia solicitando orientações e socorro.

Com toda essa estrutura, é importante a participação de todos os membros do conselho deliberativo para a tomada de decisões. “Tudo isso precisa ser muito bem administrado para que o sistema seja rápido e eficiente e para que a estrutura opere sempre com plena capacidade, ainda mais em tempos de pandemia de coronavírus”, completou o presidente do Ciuenp, Celso Pozzobom.

Foto: Assessoria PMU

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.