Lançoni
Sicred
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Buscas aos umuaramenses que desapareceram em aeronave serão retomadas nesta terça

Central diz que há esperança de encontrar vivos Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim, servidores do Estado, e o piloto Jonas Julião

Aeronave de pequeno parte com a qual os umuaramenses decolaram (FOTO: EVANDRO FILHO)
Aeronave de pequeno parte com a qual os umuaramenses decolaram (FOTO: EVANDRO FILHO)
Buscas aos umuaramenses que desapareceram em aeronave serão retomadas nesta terça
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 3 de julho de 2023 às 21h17 - Modificado em 4 de julho de 2023 às 07h51
Porto Camargo
9 Espetaria
Lançoni
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Cupom Local

A Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu às 20h30 desta segunda-feira (3) as buscas aos três umuaramenses que desapareceram em uma aeronave de pequeno porte na Serra do Mar. Os trabalhos retornarão na manhã desta terça-feira (4). 

A equipe envolvida na operação é especializada em áreas de difícil acesso e saiu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O avião utilizado tem autonomia e recursos para voar no período noturno. A decisão de suspender as atividades se deu porque nenhum vestígio dos desaparecidos foi encontrado em mais de quatro horas de voos.

Jonas Julião (piloto), Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil), que estão desaparecidos

De acordo com a central criada para as buscas, ainda há esperança de encontrar com vida os passageiros Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim, ambos servidores do governo do Estado, e o piloto Jonas Borges Julião.

O Corpo de Bombeiros informou que precisou suspender a operação aérea no final da tarde, por causa do mau tempo. Os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também voltam a voar assim que o dia amanhecer, nesta terça. Em terra, duas equipes do 8º GB (Grupamento de Bombeiros) avançam mata a dentro nas regiões de Guaratuba e Morretes.

Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto, é superintendente da Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim de Oliveira é diretor da Casa Civil na região noroeste. Por vários anos, ele esteve à frente do escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra) em Umuarama. 

Eles decolaram do aeroporto regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50, a bordo da aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de propriedade particular, e não chegaram ao destino, a cidade de Paranaguá. Eles tinham compromisso de trabalho na cidade do litoral paranaense. 

O monomotor de pequeno porte sumiu do radar na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba. A última comunicação feita pelo piloto aconteceu às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel