Paraná

UEM adere ao reconhecimento facial para o Vestibular de Inverno; inscrições estão abertas

Além das principais alterações já divulgadas para o Vestibular de Inverno 2023 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como as três opções de curso na inscrição e mudanças na pontuação, uma outra novidade do processo seletivo será o uso do reconhecimento facial, que deve substituir completamente a coleta de impressões digitais a partir do próximo ano (2024). 

O assessor de tecnologia da informação da UEM, Giancarlo Lucca, afirma que a automatização dos processos ajudam a reduzir custos e aumentam a confiabilidade. “Por ser a primeira vez que faremos o uso da identificação por reconhecimento facial, ainda faremos paralelamente a coleta das digitais dos candidatos por medida de segurança, mas eu não tenho dúvidas de que os eventos deste ano serão os últimos com essa coleta”, afirma. 

Ele explica que o processo todo é muito simples e prático. “Um fiscal lerá o QR Code da etiqueta de identificação da carteira do candidato e, em seguida, vai tirar uma foto do rosto dele que ficará a ele vinculada”. Os aprovados no concurso vestibular terão novamente uma foto tirada pela equipe da UEM após se matricularem. “Faremos a confirmação para checarmos que é a mesma pessoa por meio do reconhecimento facial, que apresenta uma segurança muito grande”.

O prazo das inscrições vai até 10 de julho. São 1.170 vagas para ingresso no ano letivo de 2024, distribuídas em cursos das unidades de Maringá, Umuarama, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Goioerê e Cianorte. Confira o edital AQUI.

Novidades na inscrição:

– A nova inscrição permite a recuperação dos dados pessoais do candidato que participou de vestibulares anteriores a partir do CPF e da data de nascimento, agilizando o preenchimento do formulário. 

– Finalizada a inscrição, será gerado um QR Code, com o qual o candidato poderá fazer o pagamento da taxa de inscrição, via pix.   

– Agora o candidato poderá fazer uso do nome social, de acordo com as instruções do formulário de inscrição.  

– Os candidatos inscritos receberão informações importantes por WhatsApp sobre o vestibular.  

– O candidato que efetuar o pagamento via pix receberá uma mensagem por WhatsApp confirmando o recebimento da taxa. 

Novidades na prova:

– Agora o candidato pode optar por até três cursos de graduação de quaisquer áreas no momento da inscrição e todos os candidatos responderão às mesmas questões objetivas, exceto as de língua estrangeira. 

– A redação agora vale 120 pontos e alguns itens que zeravam a redação foram retirados.  

– Ainda que o candidato zere as questões objetivas, sua redação será avaliada e somente será desclassificado se zerar a redação ou faltar à prova.  

– Serão tiradas fotos dos candidatos durante a prova para reconhecimento facial, trazendo mais segurança à identificação.  

– No dia da prova será aceito documento de identificação no formato digital em aplicativo oficial.  

– O App Vestibular UEM terá todas as funcionalidades da versão WEB, inclusive a possibilidade do envio dos recursos das questões objetivas e da redação.

Agência Estadual

Recent Posts

Portais de luz voltarão a enfeitar as ruas do centro de Umuarama neste Natal

Após apelo da população e dos comerciantes, os tradicionais portais de luz voltarão a enfeitar…

2 horas ago

Corpo de Bombeiros de Umuarama combate incêndio em borracharia na noite desta quinta

O Corpo de Bombeiros de Umuarama realizou o combate a um incêndio em uma borracharia…

2 horas ago

Umuarama projeta espaço com pista profissional de skate na Praça Oscar Thompson

A Prefeitura de Umuarama está finalizando o projeto de um novo espaço de esporte, lazer…

3 horas ago

Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam numericamente com 50% dos votos válidos

Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos…

4 horas ago

Rocam do 25º BPM prende duas pessoas por suspeita de tráfico de drogas em Umuarama

Uma equipe da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), do 25º Batalhão da Polícia…

4 horas ago

Toledo passa a ter 14º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável por 20 municípios

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oficializou nesta quinta-feira (22) a criação do…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais