Foto: José Fernando Ogura/AEN
O Paraná ficou com o 5º melhor resultado do País no Índice de Desempenho Socioeconômico (IDS), segundo dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IDS avalia progresso socioeconômico a partir da renda, moradia, acesso aos serviços de utilidade pública, saúde, educação, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, alimentação, transporte e lazer e viagem.
No estado o IDS passou de 5,949 para 6,607, um crescimento de 12%, e para 6,663 com aquisições não monetárias de serviços. As principais contribuições para a formação do indicador foram moradia (16,4%), acesso aos serviços de utilidade pública (12,9%), saúde e alimentação (11%), educação (22,6%), acesso a serviços financeiros e padrão de vida (19,7%) e transporte e lazer (17,3%).
Os intervalos pesquisados vão de 2009 a 2018 e o Brasil e todas as outras unidades da Federação tiveram um aumento na qualidade de vida e bem-estar, medida pelo IDS que saltou de 5,452 para 6,147, uma variação de 12,8%. Ao incluir as aquisições não monetárias de serviços, captadas apenas na edição 2018, o IDS nacional passa para 6,212.
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais