Foto: Assessoria PMU
Após negociações, Umuarama está entre os municípios que devem assinar convênio com a Itaipu Binacional para ter acesso a recursos que serão destinados a diversas ações de preservação do meio ambiente.
O Programa Gestão por Bacia Hidrográfica é focado no planejamento e na realização de projetos de recuperação ambiental e está sendo mediado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Rodoviários por meio do Cibax (Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade das Bacias do Rio Xambrê e Piquiri).
O engenheiro civil Evandro Ribas Machado e o engenheiro agrônomo Marcelo Uliana estiveram na cidade representando a Itaipu Binacional e detalharam o projeto, que vai investir em questões como o uso correto da terra, a conservação e o manejo dos solos, respeitando a maneira como a natureza se configura em torno dos rios e demais cursos d’água em uma bacia hidrográfica.
“Eles vieram para alinhar os pontos referentes ao convênio entre a Prefeitura e Itaipu e temos certeza de que será algo inédito e muito importante para o município”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Ela pontua que os investimentos serão feitos por meio do Cibax, com supervisão da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento). “O convênio visa, entre outras ações, a construção e reforma de terraços, adequação de estradas rurais com pavimentação asfáltica, recuperação de nascentes e fornecimento de equipamentos para a triagem de resíduos recicláveis, ou seja, vamos investir na qualidade da vida dos cidadãos”, afirma.
Os engenheiros detalharam ao prefeito Hermes Pimentel que a finalidade do convênio é a recuperação de nascentes e a preservação os córregos e rios que formam a bacia do Rio Paraná e abastecem o lago da hidrelétrica – cursos d’água de mais de 200 municípios das regiões Oeste e Noroeste que deságuam no rio Paraná e despejam toneladas de sedimentos que, acumulados ao longo dos anos, podem comprometer a saúde do lago de Itaipu.
A estrutura para preservação das áreas de proteção ambiental e de proteção permanente do município, além do Aterro Sanitário de Umuarama, receberam elogios dos representantes de Itaipu Binacional, que tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica a vários regiões do município.
“Temos essa preocupação com o futuro de nossa cidade e por isso temos certeza de que esse convênio com a Itaipu vai reforçar a proteção de nosso meio ambiente, assegurando mais qualidade de vida a todos aqueles que lutam para que a natureza seja preservada”, analisou Pimentel.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais