Saúde

Umuarama registra mais 64 casos de dengue; foram 378 em pouco mais de 10 meses

Chega a 378 o total de casos positivos de dengue em Umuarama. Nas duas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 64 novos casos – média de mais de quatro exames com resultado positivo a cada dia. Além disso, há ainda 292 suspeitas em investigação, que devem aumentar ainda mais os números da doença nos próximos dias.

A dengue está presente em 97 localidades de Umuarama, incluindo os distritos. Lovat e Vila Nova União enfrentam situação de surto da doença, bem como as unidades básicas de saúde Lisboa, Guarani/Anchieta, Bem-Estar, Posto Central, 26 de Junho, Ouro Branco, Sonho Meu, Vitória Régia, os jardins União e Cruzeiro, Cidade Alta e o Centro de Saúde Escola (CSE) – totalizando 14 UBS.

Devido ao alto índice de casos, outras seis unidades estão em alerta: Jabuticabeiras, Primeiro de Maio, Panorama, San Remo, Industrial e Jardim São Cristóvão. A situação é mais tranquila apenas nos distritos de Serra dos Dourados, Roberto Silveira (ainda se casos confirmados), Santa Eliza e Nova Jerusalém (baixa incidência).

Desde o início do atual período epidemiológico (agosto/2022), foram registradas 2.848 notificações de casos suspeitos, dos quais 2.178 foram descartados. Umuarama também registra 15 notificações de febre chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito responsável pelo contágio da dengue, o Aedes aegypti. São cinco casos confirmados, oito descartados e dois continuam em investigação.

Dentre as pessoas contaminadas pela dengue, duas tiveram complicações mais graves (sinais de alarme), uma pessoa morreu e outras duas mortes estão sendo investigadas pelo comitê estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Cerca de 10% dos casos positivos (37) se concentram na região central de Umuarama, que é atendida pelo Centro de Saúde Escola. Também volumes expressivos na região da UBS Bem-Estar (32), na Vitória Régia (25), na Cidade Alta (24) e no Posto de Saúde Central (23).

No último boletim estadual, o Paraná aparece com 8.518 novos casos de dengue e mais sete óbitos, totalizando 93.915 casos e 68 mortes em decorrência da doença no atual período epidemiológico, iniciado em 31 de julho de 2022 e que será concluído dentro de 40 dias. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

8 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

34 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

46 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais