Umuarama

Umuarama: Chácara de acolhimento é reativada e voluntários buscam ajuda da comunidade

Está em vias de ser retomado o trabalho de acolhimento que era realizado na Chácara Voz do Pobres em Umuarama, que agora passa a se chamar Chácara Santa Irmã Dulce dos Pobres, localizada na Estrada Jaborandi. O objetivo é acolher pessoas em situação de rua, entre outros públicos.

No último final de semana o grupo de voluntários Servos por Amor esteve no local para realizar uma mutirão de limpeza e restauração. Além da faxina, os voluntários irão pintar a capela com tinta que foi doada. Caso haja pessoas interessadas em doar mais tinta, o grupo pretende pintar também os demais cômodos e dormitórios, o que ajudaria a tornar o ambiente mais acolhedor.

Barbara Moreli, 34 anos, é professora e organizadora do grupo de voluntários. Ela explica que eles realizam trabalhos onde há necessidade e pedidos de ajuda. “Antes da pandemia entregávamos marmitas aos moradores de rua. Fazemos ações no Dia das Crianças, Páscoa e Natal. Somos um grupo de amigos que se uniu para ajudar”.

Ela informa que o grupo Servos por Amor não irá administrar a chácara, apenas está ajudando com a limpeza e a angariar as doações. Outro grupo fez um acordo com a Diocese de Umuarama (a qual a chácara pertence) e irá cuidar do local.

“Vimos várias reportagens sobre as pessoas em situação de rua e nós do grupo de voluntários fomos buscar saber o que poderíamos fazer para ajudar. E encontrarmos a necessidade de ajudar esta chácara na limpeza para que assim mais pessoas em situação de rua possam ficar”, disse Bárbara.

A organizadora do grupo acrescentou que neste período de pandemia os voluntários estão fazendo arrecadações de cestas básicas, roupas e móveis. “Como exemplo quando acontece a divulgação de casas que pegam fogo, pessoas que pedem alimentos, fazemos uma busca se a família ainda precisa e ajudamos conforme temos”, informa.

DOAÇÕES

A comunidade pode ajudar a Chácara Santa Irmã Dulce dos Pobres com doações dos seguintes itens: cômodas para guardar roupas, colchões, lençóis, cobertores, travesseiros, toalhas de banho, cortinas, armários, tomadas, interruptores, forro, uma televisão, fogão, panelas grandes e pequenas, bacias grandes, chaleira, panela de pressão, toalhas de mesa, guardanapos, panos de chão, tapetes e roupas em geral para os acolhidos e para o bazar.

Os telefones para contato são da Bárbara (44) 98427-6890 ou da Palmira (44) 99940-6679.

A expectativa é que os acolhimentos comecem tão logo os dormitórios e demais estruturas estejam organizados, com previsão de iniciar esta fase do trabalho ainda nesta semana.

ACOLHIDOS

Bárbara diz que serão acolhidas as pessoas em situação de rua, idosos, doentes e moradores debilitados. Ao entrarem eles não podem sair no período de 90 dias.

Uma equipe que faz Pastoral de Rua, que entrega marmitas, fará a “abordagem de forma respeitosa os convidando a serem recebidos na chácara. Muitas destas pessoas em situação de rua já conhecem e estão aguardando para esta acolhida na chácara”, conta a coordenadora do grupo.

Além disso, podem ser feitas indicações de atendimento por parte da população. Ressalta-se que não se trata de uma clínica de reabilitação (para cuidar de dependência química) e, por isso, não há estrutura e profissionais capacitados para isso.

As pessoas que quiserem obter mais informações podem manter contato através do telefone da Palmira: (44) 99940-6679.

Confira na galeria as imagens do grupo de voluntários fazendo a limpeza do local:

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais