Foto: Hemepar

Umuarama

Familiares pedem doações de sangue para Matias Simião dos Santos que está na UTI

Foto: Hemepar
Familiares pedem doações de sangue para Matias Simião dos Santos que está na UTI
Jaqueline Mocelin
OBemdito
1 de junho de 2023 17h50

A família do senhor Matias Simião dos Santos está pedindo para que a comunidade ajude com doações de sangue para repor o estoque do Hemonúcleo de Umuarama. Ele está há 22 dias na UTI do Hospital Cemil.

Devido à demanda de sangue, o Hemonúcleo orienta para que os familiares façam campanhas de doação junto aos seus grupos de relacionamento. O objetivo é que não falta sangue para outras pessoas que venham a necessitar.

Pode ser doado qualquer tipo de sangue. O pedido apenas é para que os doadores falem o nome de Matias Simião dos Santos quando fizerem o cadastro.

Quem pode doar sangue? 

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). 

Atualmente, a maior demanda são dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, que apresentam falta em todas as unidades da rede. Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. 

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). 

Como doar? 

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada. 

O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte:  08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.