Umuarama

Campanha para arrecadação de lixo eletrônico em Umuarama será nesta segunda-feira

A edição 2023 da Campanha E-Lixo será realizada nesta segunda-feira (5), no espaço da Feira do Produtor, que fica nos fundos do Estádio Municipal Lúcio Pipino. Nesta data (uma segunda-feira), das 9h às 16h, os cidadãos poderão descartar todo o tipo de lixo eletrônico, dando destinação correta a sucatas de informática e eletrodomésticos inservíveis.

A ação foi criada em 2011 e já arrecadou mais de 137 toneladas de materiais que poderiam ter ido parar no aterro sanitário ou, pior, jogados em locais que poderiam comprometer o lençol freático ou áreas de proteção ambiental do município, conforme observa a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

“É um momento muito importante e esse evento faz parte do calendário oficial de comemorações do aniversário de Umuarama, que este ano completa 68 anos”, observa.

Ela destaca que o lixo eletrônico deve ser descartado corretamente, principalmente pelo fato de alguns desses materiais conterem produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, que em contato com o solo contaminam o lençol freático e, quando queimados, poluem o ar além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.

“Todos podem descartar computadores, monitores, impressoras, rádios, equipamentos de som, aparelhos de telefone, celulares, fax, televisores, câmeras fotográficas, entre outros”, indica.

Fernanda acrescenta que até o momento só não são aceitos apenas toners, pois dependem de cuidados especiais de manuseio. “A Campanha E-Lixo vai recolher também lâmpadas, de todos os tipos. Ela é também importante para o meio ambiente e até para a economia da cidade, já que muitos desses elementos tóxicos que compõem os equipamentos, possuem materiais de alto valor para a reciclagem, por isso é importante dar a destinação correta”, ressaltou.

O evento é realizado pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná), Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), Unipar (Universidade Paranaense), Instituto Federal do Paraná (IFPR), UniAlfa, Sanepar e Sesc.

“Vale destacar que durante o evento, os alunos do IFPR e da Unipar realizam testes para possível doação de equipamentos a pessoas vulnerabilidade social”, destaca Fernanda.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais