Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal

Umuarama

Família de Umuarama luta para ter diagnóstico de criança autista com problema gastrointestinal

Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
Família de Umuarama luta para ter diagnóstico de criança autista com problema gastrointestinal
Rodrigo Mello
OBemdito
25 de maio de 2023 19h17

Aline Xavier, que reside no Jardim Petrópolis em Umuarama, está em busca de um diagnóstico para o filho autista de 6 anos. Alifer Kaleb está com suspeita de H.Pylori, que é uma bactéria encontrada no estômago, que pode resultar em problemas gastrintestinais como úlceras e câncer.

“Ele começou com vômito e diarreia. Inicialmente levamos no médico que disse que era intolerância a lactose e deu alta. Como era suspeita de alergia, levamos no gastroenterologista. Ele pediu exame de fezes que mostrou a presença de sangue. Com os exames em mãos, o médico disse que pode ser uma bactéria no estômago, por isso, pediu para fazer a endoscopia”, conta.

Quando OBemdito conversou com Aline no período da tarde a mãe estava em busca de R$ 1050 para fazer este exame. Ela e o marido estão desempregados e a mulher informou que o SUS (Sistema Único de Saúde) não cobre o procedimento. Porém, por volta das 19h, Aline entrou em contato com a reportagem e estava muito emocionada ao dizer que a família ganhou o exame.

Além da necessidade do diagnóstico para fazer o tratamento, o pequeno Alifer também precisa manter sua epilepsia controlada. O menino toma medicamentos, mas devido aos vômitos, o remédio não para no estômago. “Sem o remédio, ele pode ter convulsões. Além disso, fica muito irritado e agressivo” conta.

Por causa da enfermidade, Alifer, que é aluno da Escola de Educação Nice Braga e faz acompanhamento na AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama) não tem conseguido ir à aula e nem à terapia.

Apesar da família já ter conseguido o dinheiro para a endoscopia, ainda há outros gastos. Quem quiser ajudar pode fazer doações de qualquer valor através da chave pix 5544984566983, em nome de Aline Gonçalves Xavier, banco Caixa Econômica Federal. Qualquer valor é bem vindo.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.