Umuarama

Denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentam em Umuarama

Dados apresentados pela Delegacia da Mulher de Umuarama revelam que há um aumento significativo de casos envolvendo denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no município nos 5 primeiros meses de 2023, em comparação com o ano anterior. De acordo com as informações, se os números continuarem no mesmo ritmo, é esperado que o ano feche com ainda mais ocorrências do que 2022.

Números atualizados revelam que em 2022 houveram 102 boletins de ocorrência relativos à delitos sexuais contra crianças e adolescentes registrados na Delegacia da Mulher. Em 2023, até antes do fechamento de maio, já houveram 64 casos reportados.

OBemdito conversou com a Delegada Fernanda Bertoco, da Delegacia da Mulher, que explicou que possivelmente os casos são decorrência do aumento de crianças utilizando celulares e meios de comunicação sem o devido monitoramento por parte dos pais.

“Esse uso cada vez mais frequente, facilitado, a orientação é sempre controlar o acesso e fiscalizar o que a criança tem visto nos aparelhos celulares e o que ela tem acesso”, recomendou Bertoco.

Outro fator que possivelmente contribuiu para o aumento de denúncias, segundo a delegada, tem sido as ações de conscientização que levantam alertas e motivam cada vez mais pessoas a entrarem em contato com as autoridades.

“Cada vez mais casos chegam à Delegacia de Polícia através da escola, onde a criança tem maior contato com profissionais, professores e efetua a revelação espontânea dos fatos, de modo que essa situação chega à Delegacia para investigação”, explicou.

Como parte das ações integrantes do Maio Laranja – mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil – a Delegacia da Mulher de Umuarama tem conduzido várias atividades preventivas em escolas e colégios no município com objetivo de informar os alunos à respeito da importância da denúncia.

Confira abaixo as fotos das ações realizadas ao longo do mês:

Casos de violência de qualquer natureza contra crianças e adolescentes podem ser denunciados de forma anônima pelos 180 ou 100 ou diretamente na unidade, que em Umuarama está localizada na rua Japurá, 3358.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais