Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama tem 86,8% do rebanho com cadastro atualizado junto à Adapar

Nesta semana as equipes começaram busca ativa para atualizar o cadastro

Foto: Jaelson Lucas / ANPR
Foto: Jaelson Lucas / ANPR
Umuarama tem 86,8% do rebanho com cadastro atualizado junto à Adapar
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de julho de 2021 às 06h45 - Modificado em 6 de julho de 2021 às 11h57
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou nesta semana a busca ativa de propriedades sobre as quais não há registro de atualização cadastral de rebanho. Elas serão notificadas para regularizar a situação, sob risco de multa. Além disso, não poderão emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), com vistas à movimentação entre propriedades ou abate.

Os produtores que ainda não fizeram a atualização do rebanho têm, agora, apenas a opção de efetivá-la em uma das unidades locais da Adapar. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.

“Desde o início deixamos claro que nossa intenção não era aplicar penalidades, mas apelar para o bom senso, visto que o cadastro ajuda todos os paranaenses”, disse o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. “Mas, em cumprimento à legislação de defesa agropecuária e em respeito aos milhares de proprietários que cumpriram com o dever, os fiscais vão visitar as propriedades que não obedeceram ao prazo para que sejam autuados.”

O prazo da campanha de cadastro encerrou-se em 30 de junho. Os proprietários tiveram dois meses para acessar o sistema online disponível no site da Adapar ou procurar algum ponto físico, como as unidades locais da agência, sindicatos rurais ou prefeituras, para realizar o processo.

O balanço parcial divulgado na sexta-feira (02) mostra que a média estadual de atualização cadastral estava em 80,6%. Ainda há documentos sendo enviados do Interior do Estado para a sede da Adapar em Curitiba.

Em Umuarama a parcial da campanha de atualização do rebanho demonstra que até o dia 2 de julho a meta estava em 86,8%. Veja o índice completo aqui.

(Agência Estadual de Notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.