Paraná

Governo do Paraná cria núcleo de pesquisa para impulsionar eletromobilidadade e inovação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), criou um núcleo de pesquisa voltado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos sobre tecnologia e ciência. Uma das principais áreas de pesquisa é a que se refere a veículos movidos à eletricidade (eletromobilidade).

O Observatório da Transformação Digital e Gestão Sustentável do Estado do Paraná (OTGS), como é chamado o grupo, tem a finalidade de monitorar e analisar tendências e impactos da transformação digital no governo e nos diferentes setores da sociedade, além de promover iniciativas que possam contribuir para a aceleração e desenvolvimento de competências digitais.

O grupo de pesquisas receberá auxílio de 30 residentes técnicos da 2ª edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre), com previsão de início das atividades em julho.

O programa de residência é uma política pública de Estado desenvolvido em parceria pela SEI com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), responsável pelo curso de especialização dos estudantes.

Áreas

Entre as principais áreas de pesquisa do OTGS, estão os setores de veículos movidos à eletricidade (eletromobilidade) e gestão sustentável das frotas de transporte; digitalização de processos e serviços públicos; comunicação como meio de fortalecimento do ecossistema de inovação; e a utilização do sistema Building Information Modeling (BIM).

“O núcleo irá estabelecer mecanismos para integrar e divulgar estudos e desenvolvimentos na área de tecnologia, de forma digital, simplificada, intuitiva e de fácil acesso. Vamos fomentar a produção de pesquisas tecnológicas na área de transformação digital propondo ações e novos projetos, entre eles o da área de eletromobilidade”, explica o secretário Marcelo Rangel.

Destaque

O incentivo à eletromobilidade tem sido tema de destaque no Governo do Paraná. Com objetivo de aumentar a venda e o uso de automóveis movidos à energia elétrica, o governador Carlos Massa Ratinho Junior manteve em 2023 a isenção do IPVA para veículos elétricos.

O Paraná também é o Estado com a maior eletrovia do Brasil, sob gestão da Copel: a BR-277 possui 730 km com 12 eletropostos, ligando o Porto de Paranaguá, no Litoral, até Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, e a BR-376 liga o Paraná a Santa Catarina.

Já o BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Através de cursos organizados pela SEI, o Estado está capacitando servidores de diversas áreas para utilização da tecnologia.

Através dela, é possível aprimorar a integração entre os setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção, aperfeiçoando a execução de diversos serviços, desde as licitações até a execução de projetos e obras.

Agência Estadual

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

22 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

48 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

60 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais