Foto: Assessoria PMU
A comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, manancial de abastecimento de água potável da cidade, participou ativamente da segunda audiência pública da atualização do plano de manejo, realizada na noite da última terça-feira (9), pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Com o tema ‘Visão das comunidades sobre a unidade de conservação’, o encontro abriu espaço para moradores, agricultores, pecuaristas e proprietários de chácaras localizadas dentro da área de influência da APA.
“Esta é mais uma das etapas pactuadas com a empresa contratada para a revisão do plano de manejo. Com a audiência, abrimos espaço para as manifestações da comunidade”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, atual presidente do conselho.
“Ouvimos críticas, sugestões, a visão dos moradores sobre a realidade da APA, o que eles querem e o que não querem que aconteça naquela região”, acrescentou. Para facilitar a participação do público da área rural e dos moradores do Parque Jabuticabeiras, a audiência foi realizada em horário noturno – após o expediente de trabalho –, em local próximo, de fácil acesso e com ampla divulgação, a fim de reunir o maior número de pessoas.
O local da audiência – a quadra da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Parque Jabuticabeiras – encontra-se dentro da APA. “Creio que conseguimos apurar a visão da comunidade sobre a região, saber o que pensam e o que precisa ser mudado. A revisão vai atualizar o plano de manejo, adequando-o às mudanças ocorridas na legislação e a própria evolução da região”, completou a secretária.
As audiências reúnem membros do Conselho do Meio Ambiente, moradores e representantes da Sanepar, do Ministério Público que atua nas questões ambientais, da Procuradoria-Geral da Prefeitura e da sociedade civil organizada.
(Assessoria PMU)
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
Este site utiliza cookies
Saiba mais