Foto: Colaboração/Aprafibro

Saúde

Apafibro comemora Dia de Conscientização da Fibromialgia com reativação da Associação 

Recentemente a entidade conseguiu verbas que serão usadas para viabilizar a sala de terapia ocupacional da associação

Foto: Colaboração/Aprafibro
Apafibro comemora Dia de Conscientização da Fibromialgia com reativação da Associação 
Rodrigo Mello
OBemdito
12 de maio de 2023 12h57

Nesta sexta-feira, dia 12 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Fibromialgia. Em Umuarama a data tem um significado ainda mais especial por conta da reativação da Apafibro (Associação Paranaense dos Fibromiálgicos).  

Criada em 2015, a Associação acabou ficando parada durante um tempo, por causa da pandemia de Covid-19. Conforme a presidente da Associação, Suely Sucupira, após organizar a documentação, agora a Apafibro passará por uma reestruturação. “Conseguimos o titulo de utilidade pública que é importante porque a partir disso podemos receber recursos e verbas para melhorar o atendimento da associação”, explica. 

Recentemente a associação conseguiu duas verbas que juntas somam R$ 40 mil. Elas serão usadas para a compra de maquinários e insumos para que a entidade possa oferecer terapia ocupacional para as pessoas que são cadastradas e possuem a carteirinha de portador de fibromialgia. 

“Os recursos serão usados para montar o espaço onde será oferecida a terapia ocupacional. Recentemente também conseguimos parceria com uma médica, a dra. Julia Sucupira, que vai atender uma vez por semana, a partir do dia 24, sempre as quartas-feiras a tarde”, destaca. 

De acordo com ela, apesar de não haver um número preciso quantas pessoas que fazem parte da associação, estima-se que atualmente 100 integrantes tenham a carteirinha que pode ser feira através da Secretaria Municipal de Saúde.  

“Com a carteirinha as pessoas cadastradas podem fazer hidroginástica na Unipar com um desconto importante. Também podem participar de aulas de ginástica e alongamento que são oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes”, afirma. 

Além destes atendimentos, quem tem a carteirinha também tem direito a atendimento preferencial em filas de bancos e órgãos públicos. “É uma data importante para tirar o preconceito que ainda existe com as pessoas que possuem a doença e mostrar que juntos nós podemos melhorar nossa qualidade de vida”, destaca ela. 

Atualmente a Apafibro está localizada no prédio do SOS (Serviço de Obras Sociais) que fica localizado na Rua São Vicente, 2056, Jardim Birigui, ao lado da Assumu (Associação de Assistência Aos Surdos de Umuarama). O atendimento acontece das 14h às 17h. “No fim do mês teremos uma palestra sobre o uso de fitocanabinoides no tratamento da fibromialgia”, antecipa a Suely.

Fibromialgia 

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

A enfermidade acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres. Por ser uma doença que não é identificada através de exames de laboratório ou de imagem, normalmente é necessário que o médico reumatologia a ou clínico geral de o diagnóstico. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.