Fotos: Assessoria PMU
No ano em que a Diocese de Umuarama completa 50 anos, uma série de atividades foram programadas pela Mitra Diocesana, entre elas estão as visitas pastorais. E a Prefeitura de Umuarama foi escolhida para receber o bispo Dom João Mamede Filho, que esteve no Paço Municipal na tarde desta quarta-feira (10), onde foi recebido pelo prefeito Hermes Pimentel.
Pimentel agradeceu a presença de Dom Mamede e de todos os sacerdotes que o acompanharam à visita, destacando a importância da Igreja na luta pelas desigualdades sociais.
“Todos os dias vocês têm o desafio de ajudar as pessoas, de rezar por suas vidas, de promover a paz e a esperança de que Deus é o caminho. De alguma forma o prefeito, seus secretários e os servidores municipais, que administramos a cidade, temos essa obrigação de lutar pelos que mais precisam, criando projetos para melhorar a vida do cidadão. Essa visita muito nos honra”, argumentou.
Em sua explanação, Dom Mamede fez um resumo da encíclica Fratelli Tutti, escrita pelo Papa Francisco, abordando a importância de se criar a cultura de um novo mundo onde as pessoas façam, verdadeiramente, o bem ao próximo.
“Nos dias de hoje estamos todos conectados, via internet, mas não estamos irmanados, que é o que mais importa. Os homens mostram-se despreparados para o poder e vivem a desertificação, tanto da Terra quanto do coração. E só o amor ao próximo e a vivência do Evangelho pode nos fazer pessoas melhores”, alertou.
O bispo chamou a atenção ainda para o perigo da banalização da violência, da falta de preocupação e cuidado com o próximo, da valorização do individualismo e dos discursos de ódio.
“A falta do cultivo da alegria que vem de Deus torna as pessoas desgostosas e, desta forma, implacáveis quando a opinião do outro não é aquela que ela pensa. Precisamos, como cristãos, ser artífices da paz, de termos a capacidade de integrar e respeitar as diferenças, sem fanatismo sectário, estarmos abertos a cuidar do próximo, promovendo sempre a justiça e a paz social”, afirmou.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais