Fotos: Assessoria PMU
O Aterro Sanitário Municipal é palco de aulas práticas sobre o meio ambiente e a destinação adequada dos vários tipos de resíduos produzidos pela população. Na última segunda-feira (8), foi a vez dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Alfa realizarem uma visita, sob as orientações da responsável técnica Rafaela Moreira e o chefe responsável pelo aterro, Adenilson Raimundo da Silva (popular Mancuso).
A visita técnica contou com a participação de 31 alunos, que tiveram uma aula prática sobre a destinação do lixo doméstico e dos resíduos recicláveis e o impacto do manejo no meio ambiente. “Nós explicamos o funcionamento do aterro, as práticas e ações empregadas no local – que o diferenciam de um ‘lixão’, como acontece em outras regiões, e as crianças puderam conferir na prática todo conhecimento que estavam adquirindo”, afirmou Rafaela.
A ‘aula’ começou na guarita de entrada do Aterro Sanitário. Os alunos conheceram depois a célula de resíduos orgânicos, o sistema de drenagem e tratamento de chorume, a célula destinada aos resíduos volumosos (entulho, móveis velhos e outros materiais) e a usina de britagem, que faz o processamento dos resíduos de construção civil.
A turma visitou também o armazenamento da madeira, a compostagem (produzida a partir de resíduos da poda de árvores) e por fim a cooperativa de separação e processamento dos materiais recicláveis, recolhidos por meio da coleta seletiva.
“Os alunos puderam observar como os resíduos são recebidos nos caminhões, como são tratados, armazenados e preparados para a comercialização junto à indústria da reciclagem”, completou Rafaela. Visitas ao aterro devem ser agendadas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Prefeitura, pelo fone (44) 3621-4141, ramal 101.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais