Foto de Redação Redação Publisher do OBemdito

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Umuarama se encerram nesta sexta

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Umuarama se encerram nesta sexta
Foto: Assessoria PMU
Foto de Redação
Publicado em 4 de maio de 2023 às 16h58 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 09h34

Termina na próxima sexta-feira, 5, o prazo de inscrição de candidatos à eleição que definirá os membros do Conselho Tutelar de Umuarama para os próximos quatro anos. Os interessados devem procurar a Secretaria-Executiva dos Conselhos, na avenida Presidente Castelo Branco, 3370 – salas 5 e 6. O atendimento é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. A eleição será disputada em outubro deste ano e a posse ocorrerá em janeiro de 2024.

Para se inscrever é necessário apresentar duas fotos 3×4 recentes; original e cópia da identidade comprovando idade mínima de 21 anos; original e fotocópia do CPF e também do comprovante de domicílio. Os conselheiros titulares receberão remuneração mensal de R$ 3.866,43, um dos maiores salários para o cargo em todo o Estado.

“Serão eleitos cinco membros titulares e os demais ficarão como suplentes, conforme o resultado da votação”, informa o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivo Galdino da Silva.

A taxa de inscrição é de R$ 60 e podem solicitar isenção candidatos inscritos no Cadastro Único do governo federal e doadores de medula óssea ou de sangue que tenham feito duas doações até 12 meses atrás. A escolha dos membros efetivos e suplentes será através do voto direto e secreto, em urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral.

A eleição será no Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazinho (Ceppat). O voto é facultativo e podem votar cidadãos maiores de 16 anos inscritos no município, devendo apresentar título de eleitor, identidade ou outro documento com foto.

REQUISITOS

Para ser um conselheiro tutelar é necessário ser brasileiro maior de 21 anos, de reconhecida idoneidade moral, e comprovar domicílio eleitoral na cidade. O candidato deve estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens); ter concluído o Ensino Médio; ter conhecimentos em informática e carteira de habilitação categoria B (no mínimo).

Não pode estar exercendo mandato ou concorrendo a cargos eletivos, nem ter sido penalizado com a destituição na função de conselheiro. A remuneração será reajustada anualmente no mesmo índice aplicado à remuneração dos servidores municipais.

Outras informações podem ser conferidas na resolução 014/2023, disponível no órgão oficial do município (www.ilustrado.com.br), no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br) e também na Secretaria-Executiva dos Conselhos, pelos telefones (44) 3906-1019 e 3906-1092.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.