Foto: Arquivo/OBemdito

Política

Pesquisa mostra como o eleitor de Umuarama avalia a gestão de Pimentel

Levantamento feito a pedido do ‘OBemdito’ mostra que o gestor é bem avaliado, mas que ainda há desconfiança sobre seu trabalho

Foto: Arquivo/OBemdito
Pesquisa mostra como o eleitor de Umuarama avalia a gestão de Pimentel
Redação
OBemdito
27 de abril de 2023 12h29

Levantamento feito pela Ágili Pesquisas, com sede em Londrina, mostra a avaliação do umuaramense sobre o trabalho realizado pelo prefeito Hermes Pimentel (DC) desde 16 de setembro de 2021, quando assumiu o poder no lugar de Celso Pozzobom. O eleitor também opinou sobre as eleições municipais do próximo ano, o que delineia um primeiro cenário de possíveis nomes para o embate político.

A pesquisa foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de abril (semana passada) e ouviu 400 eleitores, acima de 16 anos, nos bairros, no centro da cidade e nos distritos, seguindo informações oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O serviço foi contratado por OBemdito e faz parte de uma série de sondagens que se estenderão a outros municípios da região, com base em critérios de audiência.

Os números

Dos entrevistados, 6% classificaram a gestão de Pimentel como ótima, 33,67% como boa e 41% como regular. Outros 8% afirmaram que é ruim e 6,67% como péssima. Não souberam ou não quiseram se manifestar, 4,67%. Moradores das faixas etárias de 16 a 24 anos e 25 a 34 anos são os que melhor avaliam a gestão de Pimentel. O prefeito tem maior aceitação nos bairros e, pelo levantamento, precisa ampliar a atenção aos distritos.

Daqueles que dizem que o trabalho de Pimentel é regular, a maior parte está entre as pessoas acima de 45 anos. Quanto maior a idade, maior a linha tênue entre aprovação e reprovação.

Aprovação x reprovação

Em outra pergunta, o instituto quis saber se os entrevistados aprovam ou reprovam a administração municipal, sem as intensidades medidas anteriormente, ou seja, ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. A maioria, 60,87%, respondeu positivamente, que aprova Pimentel, e 24,75% de forma negativa, que reprova a gestão dele. Não souberam ou não quiseram se manifestar, 14,38%.

Desconfiança

Outros números: 44% afirmaram que confiam em Pimentel e 36,67% responderam que desconfiam. O restante (19,33%) não soube ou não quis dizer. Dos 44% que confiam, a maioria é formada por homens de 16 a 24 anos e 25 a 34 anos. Em linhas gerais, nota-se que Pimentel tem que melhorar as ações voltadas ou que sejam percebidas como importante pelo público feminino.

Reeleição

Se Pimentel tem uma gestão bem avaliada pela maioria, o mesmo não se pode dizer da opinião do eleitor sobre sua provável campanha para seguir no Paço da Amizade. 44,33% dos entrevistados se disseram contrários à reeleição do prefeito, 38,33% afirmaram que sim, que ele deve disputar um novo mandato, e 17,33% não quiseram ou não souberam responder.

Saúde e asfalto

Saúde (17%), pavimentação asfáltica (16,33%), segurança pública (15%), trânsito e sinalização (5,67%), educação (3%), iluminação pública (2,67%) e vagas de estacionamento (2,33%) são as áreas em que a população mais demonstra necessidade de melhorias em Umuarama, conforme a pesquisa Ágili.

Ao contrário do que pensa o eleitor, a segurança pública está nas mãos do governo do Estado. A pesquisa, é importante salientar, foi realizada no momento de auge da crise de segurança das escolas, com ameaças falsas de invasões de criminosos em estabelecimentos de ensino.

O número de ocorrências policiais em Umuarama é acentuado, mas a resposta das forças de segurança tem se mostrado eficiente no contra-ataque aos criminosos, com elucidações em curto prazo.

Eleições

Na esteira da sucessão municipal, que acontecerá em outubro do próximo ano (mas que já ecoa nos bastidores políticos), já é possível delinear um primeiro quadro de nomes que, na avaliação dos eleitores, poderiam disputar a Prefeitura.

Pimentel aparece em primeiro, seguido pela vereadora Ana Novais e dos empresários Miguel da Guri e Fernando Scanavaca. A pesquisa com todos os nomes citados de forma espontânea e o quadro sugerido mediante a indicação de possível candidatos você vai ler nesta quinta-feira (27), a partir das 19h, aqui no OBemdito.

Em outras reportagens, nossos leitores também vão saber a avaliação do presidente Lula e do governador Ratinho Junior entre os eleitores umuaramenses. Um vai muito bem e outro muito mal, na opinião do eleitor.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.