Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Membros da CPI da Covid de Umuarama visitam o Ambulatório de Síndromes Gripais

Vereadores conheceram a estrutura e a consideraram adequada para o atendimento dos pacientes

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Membros da CPI da Covid de Umuarama visitam o Ambulatório de Síndromes Gripais
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 1 de julho de 2021 às 20h32 - Modificado em 2 de julho de 2021 às 08h48
Gastro Umuarama

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid de Umuarama, vereadora Ana Novais, juntamente com vice-presidente Ednei do Esporte, Mateus Barreto (relator), Cris das Frutas e Sorrisal (membros), estiveram na manhã da última quarta-feira (30/6) no Ambulatório de Síndromes Gripais, localizado na Rua Nova Canaã (o Centro Diocesano). Lá eles foram atendidos pelo enfermeiro Thiago, que também é coordenador do local.

Durante a visita, os vereadores constataram que as instalações atendem às necessidades dos usuários e garantem mais conforto no atendimento. O local possui recepção onde é feito o cadastro dos pacientes.

A estrutura conta com sala de coleta de exames de teste da Covid-19, como RT – PCR por Swab, cujos resultados saem de três a quatro dias. Além deste exame, dispõe de outros testes rápidos, como sorologia e antígeno.

Outra observação dos vereadores diz respeito ao fato de que a área conta com nove quartos para atendimento, com banheiros distintos, tanto para pacientes quanto funcionários. Alguns quartos estão equipados com camas e outros com cadeiras adaptadas para procedimentos com uso de oxigênio e demais aparelhos necessários.

Na área física existe ainda uma sala especifica com uma mini UTI. Informações obtidas com funcionários que atuam no local é de que não há falta de equipamentos nem materiais para que os atendimentos possam ser prestados.

ESTRUTURA HUMANA

O capital humano do novo Ambulatório de Síndromes Gripais é dotado de cinco médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem. Eles se dividem em turnos de forma que as escalas, organizadas pelo coordenador responsável, permitam profissionais de todas as áreas em qualquer horário.

Para o atendimento por meio de internamento ficou estipulado o número de 10 pacientes, já que esta é a quantidade que a estrutura montada comporta. No dia em que a visita aconteceu apenas um paciente estava em tratamento assistido.

“Observamos que o ambiente é adequado e mais confortável para o atendimento dos pacientes. Possui as condições devidas, bem diferentes do local anterior, que contava com estrutura precária, sendo a antiga sede da Viação Umuarama. O fornecimento do Centro Diocesano de Formação, pela Mitra Diocesana ao município, foi benéfico para o atendimento dos pacientes suspeitos ou acometidos com o novo Coronavírus, trouxe dignidade aos pacientes”, disseram os vereadores.

(Assessoria Câmara)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.