Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Umuarama: Secretaria de Saúde presta esclarecimentos sobre ritmo da vacinação

Faixa etária sendo vacinada depende do perfil populacional de cada município. Prefeitura também esclarece sobre ‘sobra’ de vacinas

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Secretaria de Saúde presta esclarecimentos sobre ritmo da vacinação
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 1 de julho de 2021 às 18h29 - Modificado em 2 de julho de 2021 às 07h19
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Existem cidades que estão vacinando a população geral com idade acima de 18 anos, enquanto outras estão ainda no grupo acima de 60 anos. A dúvida da população é grande, porém, segundo Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, tudo depende primeiramente do perfil populacional de cada município.

Ela explica que há municípios em que a população com mais de 60 anos é a maioria, já em outros há muito mais jovens com até 20 anos. “As vacinas vêm ‘carimbadas’, ou seja, recebemos da 12ª Regional de Saúde uma quantidade específica para uma população específica. Se sobrar, não podemos disponibilizar para outro grupo sem autorização”, detalha.

Maristela acrescenta que o ritmo da vacinação é diferente em cada município, dependendo de fatores que vão desde a estrutura e adesão da população, até a quantidade de doses já recebidas em relação ao número de habitantes. “Se chegam 500 vacinas indicadas que é para imunizarmos pessoas com idade acima de 60 anos, nós iremos cumprir isso à risca. Não podemos e nem temos autoridade para ‘tirar’ 50 doses para destinar a pessoas com comorbidades, por exemplo”, especifica.

A chefe do Covisa pontua que o ritmo da vacinação contra o coronavírus é definido pelo Plano Nacional de Imunização, já que é o Ministério da Saúde o responsável por adquirir e distribuir as doses da vacina aos estados. Após receber os imunizantes, cada secretaria de saúde estadual repassa para as Regionais de Saúde. “Para o cálculo de distribuição, as equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) consideram as doses já aplicadas e as previsões de envio de novos imunizantes. Em Umuarama, por exemplo, ficamos vários dias vacinando a população com idade entre 60 e 64 anos, que foram quase 5.400 pessoas”, analisa.

REPESCAGEM

Uma outra dúvida da população é com relação ao saldo de doses da vacina contra coronavírus. Segundo o vacinômetro, divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, Umuarama recebeu 47.837 doses e aplicou (até a tarde de quarta-feira, 30/06), 46.171 primeiras doses, teoricamente ‘sobrando’ 1.706 doses.

Maristela volta a dizer que “as vacinas chegam já com o carimbo específico de direcionamento” e reforça que essas doses remanescentes (sobras) não podem ser oferecidas a outros grupos que não os indicados pela Sesa/Ministério da Saúde.

“Nossa alternativa – e fazemos isso sempre – é enviar ofício à Regional solicitando essa possibilidade de destinação alternativa. Se eles respondem autorizando, nós [da Secretaria Municipal de Saúde] imunizamos outros grupos”, finaliza.

FAIXA ETÁRIA DE VACINAÇÃO

Alto Paraíso                        38

Tapira                               43

Altônia                              45

Esperança Nova                  45

Ivaté                                 45

Cruzeiro do Oeste               47

Francisco Alves                   47

Icaraíma                            47

Iporã                                47

Umuarama                         47

Alto Piquiri                         49

Mariluz                              49

Brasilândia do Sul                50

Douradina                          50

Maria Helena                      50

Nova Olímpia                      50

Cafezal do Sul                     53

São Jorge do Patrocínio        53

Xambrê                             53      

Pérola                               54

Perobal                             55

Fonte: 12ª Regional de Saúde

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.