Imagem de Nuriyah Nuyu por Pixabay

Saúde

Umuarama: 11 regiões da cidade estão em alerta devido ao alto número de casos de dengue

Imagem de Nuriyah Nuyu por Pixabay
Umuarama: 11 regiões da cidade estão em alerta devido ao alto número de casos de dengue
Redação
OBemdito
11 de abril de 2023 17h44

A Secretaria Municipal de Saúde elevou para 11 o número de unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama em situação de alerta devido ao aumento nos casos de dengue, na última semana. Além disso, o distrito de Vila Nova União passou para situação de surto (quando o índice de infectados ultrapassa a relação de três positivos por mil habitantes).

Boletim divulgado no último sábado (8), revelou que a dengue está presente em 69 localidades do município. Com nove casos novos na última semana, o acumulado do atual ano epidemiológico – iniciado em agosto de 2022 – subiu para 152 e ainda há 179 exames aguardando resultado; 1.157 suspeitas foram descartadas, do total de 1.488 notificações.

Além disso, há dois casos confirmados de febre chikungunya e quatro suspeitas em investigação. O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental informa também, no boletim semanal, que a situação é mais crítica nas unidades Jardim Cruzeiro e Centro de Saúde Escola (CSE), com 14 positivos em cada, Vitória Régia e Posto de Saúde Central (13 em cada) e Bem-Estar (12), mesma quantidade de casos da UBS Guarani/Anchieta.

As unidades em situação de alerta, devido ao aumento no número de casos, são Jardim Cruzeiro, CSE, Panorama, Guarani/Anchieta, Bem-Estar, Posto Central, 26 de Junho, Ouro Branco, Sonho Meu, Vitória Régia e São Cristóvão. Em outras sete unidades o índice é considerado baixo, bem como nos distritos de Serra dos Dourados, Lovat e Roberto Silveira. Em Santa Eliza e Nova Jerusalém não há casos confirmados de dengue.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.