Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama tem baixa procura por segunda dose da vacina contra Covid

Segundas doses são aplicadas em cinco Unidades Básicas de Saúde, Jardim Lisboa, Central, 1 º de Maio, Ouro Branco e Cidade Alta, que vão atender das 13h30 às 16h

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama tem baixa procura por segunda dose da vacina contra Covid
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de junho de 2021 às 19h27 - Modificado em 30 de junho de 2021 às 19h27
Gastro Umuarama

O município segue o Plano Nacional de Vacinação conforme direcionamento da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e já aplicou 46.131 primeiras doses da vacina contra o coronavírus. Uma taxa de imunização de 54% da população-alvo (maior que 18 anos). Porém, quando se fala da aplicação da segunda dose, a baixa procura tem preocupado a administração municipal.

De acordo com Lilia Simeire Silva Hidalgo, responsável pela organização das vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, será feito um trabalho de alerta a essas pessoas, uma convocação para que cumpram o que determina a recomendação da Anvisa e tomem as duas doses da vacina, garantindo a imunização.

Ela lembra que houve uma campanha de imunização em abril e a segunda dose está marcada para a próxima sexta-feira (02/07). “Para facilitar a vida dos cidadãos, a Secretaria organizou e redistribuiu as segundas doses em cinco Unidades Básicas de Saúde: Jardim Lisboa, Central, 1 º de Maio, Ouro Branco e Cidade Alta, que vão atender das 13h30 às 16h, com agendamento prévio”, adianta.

Lilia observa que a população que mais está deixando de fazer a segunda dose da vacina contra o coronavírus são os idosos. “Temos a programação de realizar buscas ativas para identificar essas pessoas que ainda não foram vacinar, convidando-as a se imunizar. Sempre gostamos de frisar que a eficácia das vacinas da Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca dependem da aplicação da segunda dose, conforme os estudos científicos”, indica.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.