Foto: Ricardo Trindade

Umuarama

Aumenta número de incêndios em vegetação em Umuarama

Nesta segunda-feira um incêndio no São Caetano foi controlado por vizinhos antes de atingir uma casa de madeira

Foto: Ricardo Trindade
Aumenta número de incêndios em vegetação em Umuarama
Aline Reis
OBemdito
13 de abril de 2021 09h43

Nesta segunda-feira (12) um incêndio nos fundos do Jardim São Caetano, em Umuarama, por pouco não atingiu uma residência de madeira na rua Maria Ignácia da Silva. Vizinhos deram o primeiro combate até a chegada do caminhão do 6º Subgrupamento de Bombeiros Militares Independente (6º SGBI).

A reportagem de OBemdito esteve no local e conversou com moradores. Eles disseram que um casal de vizinhos costuma atear fogo para eliminar o lixo e que a situação é frequente.

No fundo do bairro tem uma área de vegetação que é utilizada também para descarte irregular de lixo, onde começou o incêndio. O problema é que ao lado há uma residência de madeira.

A moradora, que trabalha em um supermercado, saiu da empresa às pressas e quando chegou viu que o imóvel estava salvo graças aos vizinhos, que usam uma mangueira e galhos verdes para conter o avanço das chamas até a chegada do caminhão.

A orientação nesses casos é para que a população entre em contato com a Prefeitura por meio do 156, faça a denúncia formal de terrenos sujos e jamais coloque fogo para eliminar lixo.

De acordo com o cabo Celerino, dos bombeiros, a irresponsabilidade é uma das causas do aumento de incêndios em vegetação, combinado com o clima seco. Confira a entrevista completa:  

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.