Política

Édipo Turisco é empossado vereador e Fernando Galmassi assume presidência da Câmara

Com a licença do Prefeito Hermes Pimentel, em vigor até o próximo dia 3 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Umuarama, vereador Cleber Marcos Nogueira, o Clebão dos Pneus, foi empossado interinamente chefe do Poder Executivo Municipal, em solenidade ocorrida ao final da tarde da última sexta-feira (24).

Como não pode comandar os dois poderes, o cargo de presidente do Legislativo deve ser transmitido ao sucessor, conforme previsto regimentalmente. Ocorre que na semana passada, o vereador João Paulo Marque Maciel, o Sorrisal Amigo do Povo –  vice-presidente e quem seria o ocupante do cargo – pediu afastamento de suas funções legislativas por conta de tratamento de saúde.

Em sua ausência, o parlamentar em linha sucessória é Fernando Galmassi, primeiro secretário da mesa diretiva. Ele foi presidente do Poder Legislativo Municipal nos dois primeiros anos deste mandato 2021/2022.

Galmassi já comandou a sessão ordinária dessa segunda-feira (27), quando estavam em pauta três projetos, além da publicação de diversas matérias.

POSSE DE ÉDIPO TURISCO

A ausência de Sorrisal provisoriamente de suas funções legislativas, determina que o cargo seja ocupado pelo suplente, ou seja, o candidato do mesmo partido mais votado depois dele no último pleito, que é Édipo Turisco.

Desta forma, Édipo foi convocado a assumir a cadeira do Legislativo Municipal, sendo sua posse ocorrida também na sessão da noite de segunda-feira. Na ocasião ele já discursou e deliberou sobre os projetos em apreciação.

Édipo tem trajetória ativa na vida política do município, foi candidato a vereador no ano de 2016, quando obteve 998, ficando na suplência da vaga, condição esta que se repediu na última eleição, uma vez que totalizou 907 votos. Até a última sexta-feira ocupou o cargo de diretor superintendente da Acesf, além de ser acadêmico do curso de Direito na UniAlfa.

CLEBÃO PREFEITO

Na sessão de segunda-feira, o prefeito interino Clebão dos Pneus participou do início dos trabalhos e ocupou lugar junto à Mesa Diretora na condição de prefeito. Ele deu boas vindas a Édipo Turisco e mais uma vez reafirmou seu compromisso em, mesmo em poucos dias à frente do Poder Executivo, dar prosseguimento ao trabalho de Pimentel, se comprometendo ainda em se dedicar integralmente à função que lhe foi outorgada.

Cleber Marcos Nogueira, o Clebão dos Pneus

MATÉRIAS EM PAUTA

Na deliberação plenária acerca de textos em apreciação, o primeiro conteúdo foi o projeto de Lei 41/2022, assinado pelo vereador Mateus Barreto, cujo teor é referente ao procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos termos da legislação federal vigente.

Barreto justifica que é necessária a regulamentação específica no âmbito municipal em razão do avanço da implementação da tecnologia 5G no Brasil, que demanda a ampliação da quantidade de estações transmissoras de sinal por parte das operadoras autorizadas pela Anatel. O conteúdo foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação.

“A internet 5G promete impactar profundamente o nosso dia a dia, com conexão mais rápida e melhorias em diversos setores. Portanto, regulamentar o assunto e preparar a infraestrutura para receber essa nova tecnologia é fundamental, é buscar a inovação, é fazer política pública baseada em fatos e pensando no melhor para o Município de Umuarama. É importante que haja na legislação municipal regras claras para a autorização e licenciamento da infraestrutura de suporte e dos equipamentos da nova tecnologia”, destaca o vereador.

LAR SANTA FAUSTINA

Ana Novais assina o texto posteriormente em apreciação, o qual propõe alteração na descrição da nomenclatura de Lar São Vicente de Paulo, para Projetos Obras da Misericórdia, Lar Santa Faustina. A iniciativa visa adequar à Legislação Municipal, a alteração da nomenclatura, que ocorreu em 30 de outubro de 2021. O conteúdo se refere ao Projeto de Lei Projeto 16/2023.

ROTARY CLUB

Da vereadora Cris das Frutas, o último texto em apreciação – Projeto de Lei 21/2023, declara de utilidade pública o Rotary Club de Umuarama. A parlamentar destaca a relevância da propositura tendo como parâmetro as atividades desenvolvidas pelo Rotary Club de Umuarama, entidade sem fins lucrativos, a qual realiza ações sociais visando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.

(Assessoria Câmara de Umuarama)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais