Umuarama

Município de Umuarama renova paisagismo em espaços públicos com plantio de 18 mil flores

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está renovando o paisagismo nas praças, canteiros e demais logradouros públicos com a substituição de milhares de flores, cujo colorido tornou-se um atrativo a mais para a cidade.

As equipes retiraram plantas antigas, cujo ciclo de vida já está finalizado, renovaram o solo com os insumos necessários e estão plantando 18 mil novas mudas. Elas devem atingir o ápice da florada no mês do aniversário da cidade.

A espécie SunPatiens foi mantida devido ao seu colorido variado – são pelo menos nove tons diferentes – e também à característica de resistir bem ao sol pleno, com sistema de irrigação por gotejamento. O investimento é de aproximadamente R$ 26 mil em recursos próprios.

“Compramos as mudas pequenas. Elas são cultivadas na estufa da Prefeitura até atingirem o tamanho ideal para o transplante, no período mais adequado. Umuarama estará bem florida para as comemorações dos 68 anos de fundação no mês de junho. Com o devido cuidado teremos flores vistosas até o final de setembro, ou início de outubro, quando será necessário uma nova substituição já visando o natal”, explicou o secretário Rubens Sampaio.

Para ampliar ainda mais o paisagismo, a Secretaria do Meio Ambiente atendeu a um pedido do prefeito Hermes Pimentel e implantou mais dois pontos de flores. O gramado nos fundos da Prefeitura (rua Desembargador Lauro Lopes) ganhou a inscrição ‘Capital da Amizade’ e na Praça Portugal foi implantado mural com a palavra ‘Bike’ também decorada com flores.

“As flores embelezam a cidade, que fica mais agradável e atrativa aos visitantes. A população aprova e até cobra esse investimento”, lembrou o prefeito.

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, explica que a renovação das plantas já atingiu cerca de 60% nas praças e logradouros públicos. O plantio já foi concluído nas praças Brasília, Hênio Romagnolli, Portugal, Miguel Rossafa e na Prefeitura.

“Os próximos pontos são o Lago Aratimbó e a Praça Arthur Thomas. Também vamos plantar cerca de 3 mil mudas de cambará rasteiro (um tipo de gramínea colorida) de três cores diferentes na avenida Paraná, que ganhará um aspecto diferenciado”, completou Fernanda.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Previsão do tempo aponta semana sem chuva e aumento na temperatura em Umuarama

A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…

13 minutos ago

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde deste domingo (18) após agredir a…

30 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

43 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

58 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

1 hora ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais