Umuarama

Acesf revogou concessões de mais de 50 sepulturas abandonadas no cemitério local

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) divulgou mais um edital para a revogação das concessões de três lotes com sepulturas em situação de abandono, no cemitério municipal.

Com essas, já passa de 50 o total de terrenos revertidos para o município, que poderão ser concedidos a outros interessados após a conclusão do processo e remoção dos restos mortais.

O diretor-presidente da autarquia, Édipo D’Carlos Turisco, explica que o procedimento é fundamentado no decreto municipal 340/2019, em conformidade com a lei 1466/90, que disciplina a revogação da concessão de uso das sepulturas em estado de abandono ou ruína, constatada por auto a partir de vistorias.

“A lei concede um prazo legal de 90 dias para a devida regularização a partir da publicação do edital de convocação e notificação no Diário Oficial do Município, o que não ocorre na grande maioria dos casos. Temos túmulos com mais de 30 anos de abandono”, explicou.

Finalizada a parte burocrática a Acesf providencia a remoção dos restos mortais, que são devidamente armazenados em recipiente adequado e guardados no ossário coletivo do cemitério, com a devida identificação.

Os procedimentos são realizados conforme a lei e tudo é documento, inclusive por fotos. “Em caso de abandono a família perde o direito à concessão do lote onde está a sepultura, mas os restos mortais são armazenados e ficam à disposição caso haja manifestação de interesse”, acrescentou Turisco. Dos três túmulos citados no último edital, um não teve o concessionário identificado e os outros estão concedidos aos familiares de Verônica Silva Remor e Luzia Gazola da Silva.

Dentre as mais de 50 reversões concretizadas, 38 lotes já estão desocupados e à disposição de interessados para novas concessões. Para a regularização, os representantes dos concessionários devem apresentar documentos pessoais que comprovem vínculo com a pessoa sepultada, certidão de óbito e, se possível, documento de posse que comprove a concessão.

O cemitério de Umuarama conta hoje com cerca de 15 mil túmulos, muitas deles com duas ou mais pessoas sepultadas, além de gavetário vertical com 480 gavetas.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

4 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

5 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

6 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais