Redação Publisher do OBemdito

Cinco projetos do IFPR Umuarama recebem certificação do Selo ODS Educação

Nelson de Castro Neto (Diretor Executivo do IFPR), Samanta Ramos dos Santos Leske (Diretora de Extensão, Arte e Cultura do IFPR) e Norma Barbado (Coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade do IFPR Umuarama)
Cinco projetos do IFPR Umuarama recebem certificação do Selo ODS Educação
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de março de 2023 às 19h38 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 12h39

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está entre as 17 instituições de ensino que receberam a certificação do Selo ODS Educação. O evento aconteceu no último dia 9 de março, em Brasília.

O IFPR foi certificado pelo compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), declarado na plataforma do Selo Social, a partir de sete projetos, 34 impactos sociais e 5.832 atendimentos. A ação reconhece as unidades de ensino que desenvolvem projetos em prol dos ODS no Brasil.

Entre os sete projetos contemplados, cinco são do IFPR Campus Umuarama. São eles:

  1. Semana de Sustentabilidade do IFPR Campus Umuarama Campanha Ciclo Siete (Autoras: Norma Barbado; Joyce Ronquim Wedekind; Carolina Yumi Shimamoto);
  2. Perfil identitário e sustentável da Comunidade Remanescente Quilombola Manoel Ciriáco dos Santos (Autoras: Natiele Cristina Friedrich; Josiane Barbosa Gouvêa; Norma Barbado);
  3. A abordagem do tema Parque Nacional de Ilha Grande na Práxis Docente no Contexto da Educação Ambiental (Autoras: Angela Bárbara Tischner; Irene Carniatto de Oliveira; Norma Barbado);
  4. A educação ambiental na construção do pertencimento do sujeito da Escola do Campo (Autores: Edinei Aparecido Mora; Patrícia Pereira Gomes; Norma Barbado);
  5. Diagnóstico Ambiental da Área de Preservação Permanente do rio Piava, Umuarama, PR (Autoras: Priscila Brustin Shima Barroco; Patrícia Pereira Gomes; Norma Barbado).

A Certificação foi realizada pelo Programa UnB 2030, o Instituto Selo Social e o GT Agenda 2030, concedendo a 17 instituições de ensino do país que se comprometeram e concluíram as etapas do Selo ODS Educação. O evento contou com uma exposição de banners científicos, com detalhes de todos os projetos certificados.

A coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU), Dra. Norma Barbado, destaca que a conquista é coletiva, visto que em todos os projetos desenvolvidos houve a participação de docentes, estudantes, técnicos, parceiros, além do envolvimento da comunidade.

A Certificação foi um reconhecimento muito importante, servindo como incentivo para a continuidade dos trabalhos, bem como para a proposição de novas iniciativas que contemplem as metas dos ODS.

(Assessoria IFPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.