Política

Paraná: após tragédia em Jandaia do Sul, proposta regulamenta sinalização em passagem de trens

Projeto de lei apresentado por quatro deputados na Assembleia Legislativa do Paraná determina que seja obrigatória a instalação de cancelas nas passagens de nível em todas as cidades do Paraná. Nesta semana uma tragédia foi registrada em Jandaia do Sul, com três mortes, após uma colisão entre um ônibus da Apae e um trem.

Isso fez com que os deputados Alexandre Curi (PSD), Ademar Traiano (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Maria Victoria (PL) apresentassem na sexta-feira (10) a proposta, que estabelece a instalação de diversas sinalizações de trânsito nas passagens de trens, como forma de manter o fluxo em ordem e as pessoas em segurança, através de informações eficazes, com a correta orientação dos usuários das ruas e estradas.

Pela iniciativa, as passagens de nível deverão utilizar sinalização horizontal e vertical, contendo obrigatoriamente linha de retenção, faixa contínua, retângulo de advertência, indutor de redução de velocidade, olho de gato, aviso: Pare Trem; sonorizador, poste com placas e sinais luminosos, cancela automática placas a-40 e limite de velocidade e braço aéreo com placas e sinais luminosos.

Difícil

Para Alexandre Curi, a relação entre trens que cruzam cidades, carros e pedestres sempre foi difícil. “O lamentável episódio de Jandaia do Sul só é mais um na lista de acidentes envolvendo passagens de nível. Trata-se de uma questão complicada porque pelas ferrovias se escoa a produção, fundamental para o desenvolvimento. Assim, o projeto pretende regulamentar a questão destes cruzamentos, procurando dar mais segurança tanto para a população quanto para os próprios maquinistas”, explicou.

Na justificativa, os autores do projeto ressaltam a preocupação com os acidentes entre veículos automotores e trens, na forma de abalroamentos que ocorrem nas travessias de nível, também com os atropelamentos ocorridos nos trilhos.

Abandono

“Muitas das passagens de nível existentes em nosso Estado estão abandonadas, sem qualquer tipo de sinalização colocando em risco a vida dos pedestres e motoristas que são obrigados a atravessarem a via férrea todos os dias. É de suma importância que estes cruzamentos sejam sinalizados de forma contundente para evitar que acidentes ocorram e vidas sejam perdidas”, destaca a iniciativa.

(Assessoria Alep e OBemdito)

Redação

Recent Posts

Furto em loja no centro de Umuarama mobiliza a PM na madrugada desta sexta-feira

Criminoso arromba porta de estabelecimento, entra no local e leva R$ 70 do caixa

5 minutos ago

Tráfico no Dom Pedro I resulta em prisão de jovem e apreensão de menor

Polícia apreendeu cocaína, maconha e dinheiro após denúncia de venda de drogas no bairro

32 minutos ago

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

11 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

12 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

13 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais