Foto ilustrativa: https://inovarum.net/
A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Agência do Trabalhador de Umuarama, vai oferecer o curso básico de operador de empilhadeira. São 24 vagas e o melhor é que será totalmente grátis.
A formação terá 32 horas-aula e será dividida em três turmas, com aulas teóricas e práticas realizadas na unidade local do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, o mercado de trabalho demanda a qualificação dos profissionais e existem oportunidades de trabalho na cidade para o cargo de operador de empilhadeira.
“É um curso muito importante, que pode transformar a vida do cidadão, por isso decidimos iniciar os cursos grátis de 2023 por este, que será ministrado por instrutores de trânsito e técnicos de segurança do trabalho altamente capacitados”, comenta.
Segundo o diretor da Agência do Trabalhador, Fabio Parmegiani, a primeira turma deve iniciar as aulas já na primeira quinzena de abril, porém os dias e horários ainda não foram definidos. “Após termos todas as inscrições em mãos, vamos nos reunir com a coordenação do curso para definir os detalhes dessa super capacitação profissional”, comenta, relatando que a agenda e o cronograma só podem ser feitos após a contratação das empilhadeiras.
A gerente do Sest Senat, Chrislainy Chedlovski, observa que muitas empresas, em todo o Brasil, contratam os trabalhadores somente se eles forem formados pelo Sest/Senat. “A padronização e os treinamentos do curso são nacionais, o que dá uma garantia de melhor qualidade. Os alunos que tiverem essa oportunidade oferecida pela Prefeitura seguramente sairão do curso com muitas informações, teóricas e práticas, sobre o desempenho da função”, afirma.
O conteúdo programático (lições) preparado, destaque para as abordagens sobre temas como características das empilhadeiras, procedimentos para organização das tarefas de movimentação de cargas, regras de segurança e prevenção de acidentes, manutenção dos equipamentos e legislação.
“Mesmo sendo um curso básico, introdutório à profissão, os alunos seguramente vão sair dali já capazes de entender o funcionamento das máquinas, tendo a capacidade para iniciar os trabalhos”, pontua Chrislainy.
Parmegiani complementa ainda que as inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador, que fica da avenida Rio Branco n° 4211 – com o telefone (44) 3621-1100 –, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. “Para se inscrever é preciso levar a Carteira Nacional de Habitação (CNH) categoria B, Carteira de Identidade (RG) e o CPF, lembrando que o curso é gratuito”, pontua.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais