Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura traz escola de futebol do Athletico Paranaense para crianças carentes de Umuarama

Um projeto social da Prefeitura de Umuarama, em parceria com o Clube Athletico Paranaense, vai garantir a crianças de famílias […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Prefeitura traz escola de futebol do Athletico Paranaense para crianças carentes de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de março de 2023 às 11h36 - Modificado em 9 de março de 2023 às 16h45
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Um projeto social da Prefeitura de Umuarama, em parceria com o Clube Athletico Paranaense, vai garantir a crianças de famílias de menor poder aquisitivo a oportunidade de aprender futebol e sonhar com uma carreira profissional num dos grandes clubes do futebol brasileiro.

O prefeito Hermes Pimentel autorizou a Secretaria Municipal de Integração Comunitária a firmar convênio com a Escola de Futebol Furacão, após uma reunião com representantes do clube na manhã de quarta-feira (8), na Prefeitura.

Além de uma escola oficial do Athletico Paranaense, Umuarama deve sediar também a próxima edição da Copa Furacão de Futebol para categorias de base, que deve reunir mais de 1.200 crianças em julho deste ano.

“Receberemos entre 3,5 mil e 4 mil visitantes durante o evento, que vão se hospedar na nossa rede hoteleira e consumir no comércio local, shopping, restaurantes e lanchonetes durante quatro dias. Vai ser muito bom para os empresários e a cidade”, destacou o prefeito.

A ideia surgiu a partir da prospecção de projetos sociais determinada pelo prefeito ao secretário de Integração Comunitária, Thiago Torres do Nascimento. “Estivemos em Curitiba e, em contato com o clube, conhecemos o projeto social em parceria com as prefeituras e surgiu essa possibilidade. Os representantes do Athletico se interessaram por Umuarama e decidiram conhecer as nossas condições”, explicou.

O gestor de Escolas de Futebol do clube, Ricardo Silva, e o empresário Luiz Carlos de Morais Lima Júnior apresentaram o projeto na reunião, que teve ainda a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata, dos secretários municipais de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, da Administração, Sara Urbano, da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, e o chefe do escritório regional da Paraná Esporte, Adalberto Carlos Rigobello.

Inicialmente devem ser abertas 50 vagas para garotos de 11 a 15 anos, com possibilidade de ampliação. “Interessante que o projeto não exigirá investimento significativo do município, já que o clube não cobra das prefeituras a taxa de franquia que é praticada com parceiros comerciais, e retorno será expressivo”, acrescentou Thiago Caju. O projeto já está em 92 cidades do Paraná.

ESCOLA DE VIDA

Além do aprendizado do futebol e da prática esportiva, as escolinhas do Furacão espalhadas pelo Brasil e exterior visam preparar os alunos para se tornarem verdadeiros cidadãos, pessoas melhores e mais felizes, independentemente de se tornarem atletas no futuro.

“O objetivo é contribuir para a formação integral do ser humano, desenvolvendo competências comportamentais, sociais, emocionais e valores familiares por meio do futebol”, reforçou Ricardo Silva.

O prefeito Pimentel aprovou a proposta e até vestiu a camisa do Furacão para as fotos oficiais. “É uma grande oportunidade para as crianças carentes de Umuarama, uma parceria muito boa que nos ajudará a oferecer uma vida mais saudável aos meninos, longe das drogas e criminalidade, educando-os para a vida por meio de atividades sadias e gratuitamente”, destacou.

Pelo projeto social os alunos têm a possibilidade de visitar a estrutura do clube, jogos da equipe principal, avaliações técnicas para captação de atletas supervisionadas por profissionais do Rubro-Negro, cartilha metodológica para professores e alunos, oficinas e palestras para a capacitação e atualização dos professores, livre acesso para organizar amistosos, festivais e campeonatos dentro da rede de escolas.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.