Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde de Umuarama reduz idade de vacinação para 48 anos

Neste sábado acontecerá vacinação para grupos prioritários em Serra dos Dourados

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Secretaria de Saúde de Umuarama reduz idade de vacinação para 48 anos
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 25 de junho de 2021 às 19h45 - Modificado em 26 de junho de 2021 às 12h53
Gastro Umuarama

A população de 48 anos ou mais poderá receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus neste sábado (26), em Umuarama. A vacina estará disponível a partir das 8h – e enquanto durar o estoque – em unidades básicas de saúde (UBS) de diferentes regiões da cidade, a fim de facilitar o acesso ao público em geral: no Centro de Saúde Escola (campus-sede da Unipar, na região central), Jardim Cruzeiro e quadra coberta do Colégio Estadual Dra. Zilda Arns (UBS San Remo).

A coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Maristela de Azevedo Ribeiro, reuniu as enfermeiras responsáveis pelas três unidades, o coordenador da Vigilância Sanitária, Franzimar Morais, e a coordenação do Plano Municipal de Vacinação para definir os detalhes, na tarde desta sexta-feira (25), na sala de reuniões da Prefeitura. “Para conduzir essa vacinação especial, teremos o apoio da Vigilância e também solicitaremos reforços do Tiro de Guerra e das forças de segurança, para que tudo transcorra dentro da normalidade”, disse Maristela.

Não há horário limite para o encerramento da vacinação. “As doses serão aplicadas enquanto houver disponibilidade, por ordem de chegada – sem a necessidade de agendamento e sem intervalo de almoço”, acrescentou a coordenadora. “A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu uma boa quantidade de doses e vamos dar este presente à população de Umuarama, que comemora o 66º aniversário de fundação da nossa cidade. Se você faz parte desse grupo, aproveite o feriado para receber a imunização”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom.

Não haverá vacinação para grupos prioritários neste sábado, e nem aplicação em sistema de drive thru – apenas para as pessoas que se colocarem nas filas. É necessário apresentar o pré-cadastro – que deve ser preenchido no site http://saude.umuarama.pr.gov.br/ (sem www) – ou um comprovante de endereço, acompanhado do CPF e de documento com foto.

“Solicitamos que preferencialmente a população apresente a ficha impressa do pré-cadastro, ou uma imagem no celular, pois as informações fornecidas durante o preenchimento são muito importantes para a atualização cadastral da Secretaria de Saúde, além de agilizar a vacinação por eliminar o recolhimento manual de dados”, completou Maristela Ribeiro. Até esta sexta-feira, Umuarama vacinou 41.710 pessoas com a primeira dose e 15.104 com as duas doses contra o coronavírus.

SERRA DOS DOURADOS

Também haverá vacinação na UBS de Serra dos Dourados, para moradores do distrito. A população em geral com 48 anos ou mais, pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), gestantes e puérperas com ou sem comorbidades (com mais de 18 anos) e pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos poderão receber a vacina contra o coronavírus. Haverá ainda vacina contra a gripe (Influenza) para a população em geral, a partir dos 6 meses de vida. A vacinação estará disponível das 8h às 16h, enquanto houver disponibilidade de doses.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.