Umuarama

Bombeiro: mais que uma profissão, um legado de amor e dedicação à vida

Richardson Rodrigues tem 52 anos e há quase 35 dedica sua vida em prol da vida de muitas outras pessoas. Ainda quando jovem entrou para as fileiras do Corpo de Bombeiros do Paraná e de lá para cá traz no coração e na memória boas recordações de uma profissão admirada por muitos.

Chegou em Umuarama na década de 90 e aqui foi onde aperfeiçoou e evoluiu na profissão. “Quando eu cheguei aqui os bombeiros já atuavam neste prédio. Me lembro que naquela época se atuava muito na área de mergulho. Uma das áreas que me apaixonei e busquei melhorar e me aperfeiçoar ainda mais”, disse Richardson.

O Sargento lembra que foi preciso evoluir e isso não acontece só com os bombeiros. “A vida requer muito aprendizado e dedicação. Aqui em Umuarama eu cheguei com a base de combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento. Na sequência eu fiz um curso de guarda-vidas e logo depois eu já estava atuando na Operação Verão no litoral. Eu já tinha uma boa experiência, mas meu destaque é com mergulho”, observou.

Em épocas passadas na região havia muitas situações ligadas a afogamentos e resgates. E isso levou o profissional a buscar por mais experiência e atuação nesta área. “Entre os anos de 1990 até 2010 havia muitas ocorrências de mergulho e eu me destaquei muitos em buscas e resgastes“, lembrou.

E o destaque da carreira não foi só este. Ser bombeiro é estar disposto a salvar e ajudar inúmeros rostos desconhecidos, mas que por um motivo ou outro ficam marcados nas lembranças. “Quando foi implantado o SIATE aqui eu fiz o curso de socorrista. Atuei na ambulância e por muito tempo ajudamos a salvar pessoas. Isso é gratificante. Ver um adulto ou uma criança bem depois que conseguimos executar nossa missão com louvor traz um sentimento de gratidão”, enfatizou.

Algumas ocorrências chamam atenção e marcam mais a pessoa. O sargento Richardson traz na memória o momento de um resgate realizado no Lago Aratimbó em Umuarama. “Eu precisei atuar em uma busca no lago aqui da cidade. O filho de um amigo meu morreu no afogado e eu precisei deixar o sentimento de lado e realizar o meu trabalho. O sentimento vem, mas precisamos driblar disso e executar nossa tarefa”, disse.

A carreira militar exige muito e isso não é diferente em outras áreas. Entretanto, o Sargento Richardson não vê isso como um obstáculo porque traz consigo o amor e a gratidão por ter o dom de ajudar outras pessoas. “Eu não me visto de bombeiro militar, eu sou bombeiro. Eu me sinto feliz e muito realizado. Eu alcancei os voos que queria e isso me faz ser uma pessoa diferente. Em todos esses anos de dedicação eu coloquei amor acima de tudo para deixar o meu legado de comprometimento à tantas vidas”.

Sobre estar em Umuarama e viver aqui, Richardson foi enfático em dizer: “A cidade é acolhedora e me trouxe boas conquistas. Eu vim da Capital para viver aqui e aqui eu vou continuar. É um lugar promissor e que me faz feliz”, lembrou.

Perfil :

Richardson Rodrigues tem 52 anos e é pai de dois filhos. Além de ser bombeiro, adora estudar, fazer atividade física e ministrar palestras. Para o futuro quer dedicar-se a trabalhos voluntários e sociais, parte disso já foi desenvolvido dentro das atividades de bombeiro tais como atuar na brigada de incêndio, escolar e também gerenciamento de equipes.

Prestes a encerrar a carreira militar, o Sargento lembra do amor que tem por tudo que faz. “É preciso gostar muito do que faz e nunca deixar de se aperfeiçoar e querer sempre o melhor”, finalizou.

Redação

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

9 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

9 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

9 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

10 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

10 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais