Foto: Acervo

Umuarama

Radcenter realiza diversos procedimentos mamários orientados por imagem

A clínica Radcenter realiza diversos diagnósticos e procedimentos mamários

Foto: Acervo
Radcenter realiza diversos procedimentos mamários orientados por imagem
Legare Filho
OBemdito
12 de abril de 2021 14h19

Punções e biópsias mamárias são procedimentos invasivos orientados por métodos de imagem e são utilizados rotineiramente na mastologia para abordagem de lesões mamárias, sejam elas palpáveis ou não. Alguns métodos de imagem, como a ultrassonografia, permitem a visualização direta e em tempo real da lesão, melhorando a precisão do diagnóstico.

“As punções e biópsias podem ser realizadas para a análise de lesões suspeitas de câncer de mama (nódulos mamários ou linfonodos), e permitem um diagnóstico através da análise do material coletado, sendo a biópsia (fragmento) mais precisa do que a PAAF.  Em alguns casos, como em cistos, seromas, hematomas ou abcessos, as punções podem ser também terapêuticas, ou seja, elas aliviam os sintomas através do esvaziamento destas lesões”, comenta a doutora Rafaela Pinheiro de Oliveira.

Outro procedimento orientado por ultrassonografia é a marcação pré-cirúrgica, também conhecida como agulhamento mamário, que serve para marcar o local da lesão não palpável antes da cirurgia, facilitando a localização da mesma durante o ato cirúrgico.

A clipagem tumoral para pacientes que serão submetidas a quimioterapia neoadjuvante (realizada antes da cirurgia) também é um procedimento mamário minimamente invasivo e utilizado na prática clínica.

A ultrassonografia é o método mais utilizado para orientar tais procedimentos mamários, e sempre que a lesão tem boa demonstração por este método, ele deve ser escolhido para guiar o procedimento, pelos seguintes motivos:

– Mais conforto à paciente, pela rapidez do procedimento e por ser minimamente invasivo;

– Ausência de radiação ionizante;

– Possibilidade de fazer a biópsia direcionada às áreas mais suspeitas da lesão;

– Visualização direta da agulha atingindo a lesão, o que melhora a precisão diagnóstica/terapêutica.

A clínica Radcenter realiza diversos diagnósticos e procedimentos mamários. Os equipamentos utilizados são de alta tecnologia e os exames são realizados por equipe médica especializada, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes e a precisão diagnóstica.

A Radcenter dispõe de Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF); Biópsia de Fragmentos (Core – Biopsy); marcação pré – cirúrgica e Clipagem Tumoral Pré Quimioterapia Neoadjuvante.  Os procedimentos são realizados com anestesia local e após a coleta do material (em  PAAFs e core biopsy) o mesmo é encaminhado aos serviços de patologia.

Cuide de sua saúde e procure hoje mesmo a clínica Radcenter. Para agendamentos e mais orientações sobre os procedimentos, basta entrar em contato através do telefone (44) 3362-1002. Se preferir, mande um Whats clicando aqui. A Radcenter está localizada na rua Guadiana, 4095, ao lado do hospital Nossa Senhora Aparecida.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.