Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Sistema de transporte coletivo de Umuarama passará por licitação para contratação de empresa

Uma comissão foi formada para avaliar o serviço que vem sendo prestado

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Sistema de transporte coletivo de Umuarama passará por licitação para contratação de empresa
Redação
OBemdito
15 de fevereiro de 2023 19h37

A comissão interna que estuda a renovação do sistema de transporte coletivo urbano em Umuarama reuniu-se com o prefeito Hermes Pimentel na manhã desta quarta-feira (15) na Prefeitura.

Detalhes de uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em soluções sobre mobilidade foi contratada para estudar problemas e formatar um novo modelo de contrato que o município deve firmar, por meio de licitação que já está em andamento, com nova concessionária de transporte.

O secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva, conta que a comissão foi montada pelo prefeito exatamente para analisar as propostas de alterações no processo de gestão do contrato de concessão do transporte coletivo na cidade, conforme indicações já apresentadas pela empresa especializada.

“O Ministério Público do Paraná (MP-PR) considerou inválida a prorrogação do contrato com a Viação Umuarama e determinou que uma nova licitação fosse realizada. A partir daí o prefeito Hermes Pimentel já determinou que formássemos essa comissão para resolver, com a maior brevidade possível, esse problema que atinge a milhares de cidadãos”, comenta.

Uma nova licitação já está sendo preparada e segue as fases determinadas na legislação brasileira. Enquanto isso, foi realizada uma pesquisa junto aos usuários dos ônibus para identificar as principais falhas, aborrecimentos, transtornos e dificuldades encontradas.

“O estudo também apontou as sugestões apresentadas pela população para contribuir com a melhoria do sistema, as necessidades de alterações em rotas e linhas, a inclusão de novos bairros, os ajustes nos horários, entre outros pontos”, indicou Vital.

LICITAÇÃO

A determinação de Pimentel é ter um controle rigoroso sobre o sistema, por isso o formato da licitação está sendo feito de forma a garantir, em primeiro lugar, redução da tarifa, além de oferecer avanços em tecnologia e maior conforto aos usuários.

“No novo contrato teremos, por exemplo, a obrigação de criação de um aplicativo (app) que disponibilize todos os horários e linhas, a localização dos pontos de ônibus e todos os sistemas de integração de linhas que deverão ser criados”, explica o secretário da Sestram.

Foto: Assessoria PMU

Ele indica ainda que o processo licitatório está sendo montado e deve ser finalizado em meados de junho. “Até lá, a comissão deve reunir-se outras vezes com Pimentel para discutir detalhes que garantam a resolução das carências e o menor custo para a administração municipal e, claro, para o cidadão, que é realmente o maior esforço do prefeito”, finaliza Vital.

O secretário acrescenta que a comissão interna conta com representantes da Sestram e das secretarias municipais de Fazenda, Administração e Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.