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Prefeitura diz que coleta de resíduos orgânicos está sendo regularizada em Umuarama

Nos últimos dias houve muitas críticas com relação ao serviço

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Prefeitura diz que coleta de resíduos orgânicos está sendo regularizada em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 19h23 - Modificado em 11 de fevereiro de 2023 às 01h18
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Para dar conta da coleta de resíduos orgânicos, o chamado lixo doméstico, produzido pela população de mais de 117 mil habitantes de Umuarama, caminhões coletores percorrem até 90 quilômetros cada um, de segunda a sábado.

Juntando o trabalho da frota de 12 veículos, entre 80 e 90 toneladas são retiradas diariamente das ruas da cidade e transportadas até o aterro sanitário municipal, onde é feita a compactação.

São 13 rotas (10 realizadas na parte da manhã e três à tarde), além da coleta noturna e dos distritos. Esse volume revela a dimensão desse importante serviço público realizado pelo município, que exige o trabalho de 70 garis. Porém o município conta com apenas 37 concursados na ativa. Outros 40 trabalhadores terceirizados prestam serviço temporário, em caráter emergencial, cujo contrato será encerrado ao final deste mês sem a possibilidade de renovação.

Para não deixar de realizar a coleta de forma adequada, ao final do contrato, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou uma licitação pública e terceirizou parte da coleta para uma empresa que fornece caminhões e mão de obra. O trabalho começou na última semana e, por conta de ajustes, estabelecimento de rotinas e treinamento dos trabalhadores, o recolhimento atrasou em alguns bairros da cidade, nos primeiros dias.

Mas a população pode ficar tranquila que a situação estará regularizada já no início da próxima semana, garantiu o secretário municipal de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos. “O sistema vinha rodando de forma satisfatória, mas ainda este mês teremos um corte de 40 trabalhadores com o fim do contrato de mão de obra. Por isso a terceirização parcial da coleta foi a melhor alternativa, ao menos para este momento”, justificou.

Existe a previsão de um novo concurso para contratar garis, porém o processo é burocrático e não há garantias de que as vagas ofertadas serão preenchidas. No último concurso, realizado em maio de 2022, apenas 15 trabalhadores foram efetivados nas 60 vagas disponibilizadas.

“A coleta é um trabalho exigente e muitos não conseguem se adaptar. Cada gari anda em média 30 km num dia de trabalho. Uma empresa privada tem mais facilidade de contratar empregados para a função e o custo acaba sendo compensatório para o município. Por isso, e com a aprovação do prefeito Hermes Pimentel, optamos pela terceirização e vamos pagar a empresa conforme o serviço prestado (por km rodado e volume recolhido)”, explicou João Paulo.

Se houvesse mão de obra própria (o que não há), o município ainda teria de investir de imediato R$ 2,5 milhões na aquisição de três caminhões para garantir a coleta sem a terceirização. De acordo com o secretário, embora a empresa que assumiu parte da coleta ainda esteja em período de testes, os problemas já foram minimizados. Havendo qualquer falha a contratada será notificada pelo município, exigindo atenção, como já ocorreu.

A máxima da equipe de coleta – de não deixar trechos para o dia seguinte – também deverá ser seguida pela empresa. “Temos certeza que, após a saída dos garis temporários, não haverá maiores problemas e a população será bem atendida. Caso haja qualquer dificuldade, entrem em contato com a Ouvidoria (pelo 156) ou diretamente no pátio da prefeitura, pelo fone (44) 3906-1135”, orientou o secretário.

(Assessoria PMU)

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