Foto: Colaboração Sirlene de Paiva

Paraná

Pais protestam contra situação do Colégio Estadual Vicente Tomazini, em Francisco Alves

Foto: Colaboração Sirlene de Paiva
Pais protestam contra situação do Colégio Estadual Vicente Tomazini, em Francisco Alves
Rodrigo Mello
OBemdito
7 de fevereiro de 2023 19h39

Pais de alunos que estudam no Colégio Estadual Vicente Tomazini, em Francisco Alves, realizaram nesta terça-feira (7), uma mobilização em frente ao colégio para reclamar das condições do local.

Com o início das aulas da rede estadual nesta segunda-feira (6), a colégio passou a oferecer o ensino em tempo integral e, segundo os pais dos alunos, a escola não oferece a estrutura necessária para atender os alunos.

O assunto foi discutido em uma reunião realizada no primeiro dia letivo entre o colégio, os pais dos alunos e representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE de Umuarama).

“Eles colocaram as aulas em tempo integral, mas a situação do colégio é precária, não tem uma cantina descente. Dentro das salas de aula, quando chove, molha tudo. Não tem funcionários, só duas cozinheiras e uma funcionária da limpeza”, afirma Sirlene de Paiva, mãe de um aluno do 6º ano do colégio.  

Segundo ela, além da situação estrutural e pessoal, outros problemas registrados no ano de 2022, envolvendo uso de drogas, consumo de bebidas alcoólicas, por parte dos alunos, agressões físicas e sexuais, também preocupam os pais.

“A situação é muito complicada e as mães estão muito preocupadas e assustadas, inclusive, muitas não estão mandando seus filhos para a escola. Nós acreditamos que nossos filhos precisam estudar, mas acreditamos também que nossos filhos precisam ter dignidade para e respeito”, diz Sirlene.

O Colégio Estadual Vicente Tomazini atende 300 alunos, grande parte deles em tempo integral. Ao todo o município possui três colégios estaduais, sendo que apenas o Vicente Tomazini, oferece o ensino nesta modalidade.

OBemdito manteve contato com o Núcleo Regional para saber o posicionamento quanto a situação relatada pelos pais dos alunos. Segundo o NRE, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) já tem conhecimento do assunto e enviou uma nota de esclarecimento.

Na nota a Seed-PR afirma que a escolha de tornar o colégio integral se baseou em critérios como a estrutura física, incluindo um número suficiente de salas para comportar todas as turmas em tempo integral.

Ao finalizar, a Seed afirma que o colégio  servirá cinco refeições por dia (como acontece em todas as escolas de rede estadual com educação em tempo integral) e receberá até maio 55 novos equipamentos de informática (incluindo desktops, chromebooks e kits robótica) para reforçar a infraestrutura tecnológica necessária para a nova modalidade.

Leia a nota na integra:

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) esclarece que a escolha de tornar um colégio integral se baseia em critérios como a estrutura física, incluindo um número suficiente de salas para comportar todas as turmas em tempo integral.

A Seed-PR também reforça que o Colégio Estadual Vicente Tomazini, em Francisco Alves, servirá 5 refeições por dia (como acontece em todas as escolas de rede estadual com educação em tempo integral) e receberá até maio 55 novos equipamentos de informática (incluindo desktops, chromebooks e kits robótica) para reforçar a infraestrutura tecnológica necessária para a nova modalidade.

Foto: Reprodução/Internet
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.