Paraná

Moradores se assustam com clarão no céu; vídeo mostra a estrela cadente em Foz do Iguaçu

Moradores se assustam com clarão no céu; vídeo mostra a estrela cadente em Foz do Iguaçu
Redação
OBemdito
7 de fevereiro de 2023 14h45

Moradores de diversas cidades, nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná, foram surpreendidos na madrugada de terça-feira (7) com um forte clarão que iluminou o céu por alguns segundos. O fenômeno também teria provocado um estrondo e um tremor. 

A princípio muitos acharam se tratar do cometa verde, porém, ao que tudo indica se trata de uma estrela cadente.

Relatos de internautas, em Cascavel, Toledo, Santa Tereza do Oeste e também em cidades de outras regiões como Sarandi e Maringá, ganharam as redes sociais e grupos de mensagens, todos descrevendo o mesmo fenômeno.

Imagens de câmeras de segurança registraram a passagem do objeto astronômico. Em um dos vídeos é possível perceber o forte clarão; em outro, ele é refletido no para-brisa de um veículo. Em Toledo, três amigos estão no quintal de uma residência quando são surpreendidos pelo fenômeno.

De acordo com o site CATVE, Rogério Toniolo, professor de Física da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), disse que nada mais é que uma estrela cadente. O especialista descartou o chamado de Cometa Verde, que está a milhares de quilômetros e poderia ser observado na madrugada.

“Pelas características do brilho visto nos vídeos trata-se da entrada de um pequeno meteoro na atmosfera, não existe relação com o Cometa Verde que se encontra a dezenas de milhões de quilômetros da Terra”.

No vídeo acima é possível ver o momento exato que a estrela cadente passou pelo céu de Foz do Iguaçu, na madrugada desta terça-feira.

Quem tem câmera de monitoramento pode conferir se houve registro também.

(Com informações da CATVE)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.