Foto: Pixabay
Observadores e fãs de astronomia tem até esta terça-feira (7) para observar o cometa verde a olho nu e em condições ideais, no Paraná. A próxima visita do astro ao planeta Terra C/2022 E3 (ZTF) acontecerá em aproximadamente 50 mil anos.
De acordo com o coordenador da Geral (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), Luzardo Júnior, após cruzar a linha do Equador, o cometa começou a se afastar, o que gera a diminuição de seu brilho e dificulta a visualização e registro por fotos do corpo celeste.
“A olho nu ainda pode ser visto até terça-feira em condições ideais, com céu escuro, longe da cidade por conta da iluminação. A lua cheia ofuscou o cometa nos últimos dias e o mau tempo, nublado, também atrapalhou”, disse.
Com uso de telescópios, os observadores ainda tem chance de observar o raro visitante até a próxima sexta-feira (10), quando ele se aproximar do planeta Marte.
“Cometas também reagem conforme o sol. Então ainda temos uma esperança remota de que uma tempestade solar pode deixá-lo mais visível”, acrescentou Júnior.
(Redação e RIC Mais)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais