Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Aniversário duplo: Junho é mês de aniversário de Umuarama e da rádio Cultura

A primeira rádio da cidade comemorou 58 anos no último dia 16

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Aniversário duplo: Junho é mês de aniversário de Umuarama e da rádio Cultura
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2021 às 10h06 - Modificado em 26 de junho de 2021 às 20h02
Gastro Umuarama

Quem entra no estúdio sediado na rua doutor Camargo, em Umuarama, pode não ter ideia de quantos fatos já foram reportados pelos microfones da rádio Cultura AM 1420. A rádio foi a primeira da cidade e fui fundada em 16 de Junho de 1963 – são 58 anos no ar.

De começo, por volta de energia elétrica, as transmissões via amplitude modulada eram mantidas com motores à diesel, com um transmissor de mil watts.

Depois, na década de 1979, já com energia da Copel, a rádio começou a transmitir com 5 mil watts até atingir o público de 300 mil pessoas.

Com Umuarama, ocorreu o mesmo. De uma cidade ainda sem muita estrutura mas que reunia gente em busca de prosperidade, a cidade que fazia parte de Cruzeiro do Oeste hoje é polo da região Noroeste, empregando gente de toda região.

Neste dia 26 de junho Umuarama completa 66 anos com muitas histórias que foram noticiadas pela rádio Cultura. Eduardo Mello, diretor da rádio, relembra, por exemplo as coberturas das eleições, que são feitas pela equipe e sempre levaram as últimas informações sobre o cenário político da cidade.

“Nós fazemos uma apuração paralela, pegamos os boletins de urna e já vamos dando as parciais para nossos ouvintes. Com o rádio a pessoa pode continuar com os afazeres e mesmo assim ficar informada por isso nos consideramos amigos dos ouvintes”, menciona.

Entre os amigos mais queridos dos umuaramenses está o locutor Márcio André. Agora, por conta da pandemia, o contato tête-à-tête com os ouvintes diminuiu, mas em tempos anteriores ele já recebeu bolo, café e até frango assado no domingo.

“É um carinho muito grande. Tem gente que é ouvinte de anos e que sempre entra em contato pelas redes sociais, telefone, dizendo para mandar aquele bom dia, um abraço… é bem gratificante”, diz.

As mudanças que permearam Umuarama – crescimento da cidade, vinda de hospitais, grandes empresas e depois de muita expectativa o shopping – também ocorreram na rádio. Se antes havia apreensão com o digital, hoje ele é um aliado.

O rosto dos locutores que anos atrás era um mistério para os ouvintes, hoje é conhecido, comentado e compartilhado por meio das redes sociais que se tornaram uma extensão da amplitude modulada.

Lado a lado Umuarama e a rádio Cultura seguem para mais um ano desafiador e cheio de perspectivas.

Parabéns a ambas!

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.