Umuarama

Comitê que vai monitorar população em situação de rua em Umuarama inicia os trabalhos

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua (Ciamp-Rua Umuarama) realizou nesta sexta-feira (3), a sua primeira reunião extraordinária depois de uma longa caminhada que culminou com a eleição da diretoria, no final do ano passado. O coordenador Roger Bruno Brambila Giopatto lembra que foram praticamente seis anos entre o início das discussões e a composição do comitê.

A assembleia foi realizada na sala de reuniões da Secretaria-Executiva dos Conselhos. “É com muita alegria que nos reunimos para dar início aos trabalhos deste comitê com a expectativa de que ele venha a somar com as políticas municipais e o atendimento à população em situação de rua”, disse o coordenador.

A primeira reunião oficial do Ciamp-Rua foi extraordinária, tendo na pauta apreciação e aprovação da ata da reunião de posse dos membros, a votação do regimento interno e definição do calendário de reuniões para 2023.

As datas escolhidas para reuniões ordinárias foram 15 de fevereiro, 19 de abril, 21 de junho, 16 de agosto, 18 de outubro e 13 de dezembro, com início sempre às 8h15. Ao longo do ano também poderão ser realizadas assembleias extraordinárias, convocadas conforme o regimento.

O prefeito Hermes Pimentel empossou os integrantes (titulares e suplentes) no início de novembro de 2022 e em seguida foram eleitos os membros da primeira mesa diretora, tendo Roger Bruno como coordenador e José Lopes Junio dos Santos como vice.

O Ciamp-Rua é composto por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos e deve reforçar com ações o compromisso do Estado em garantir os direitos à população em situação de rua.

Os desafios são grandes e requerem o engajamento das diversas forças políticas, em um esforço coletivo envolvendo poder público e a sociedade civil organizada.

“Em nome do comitê quero agradecer a todos os envolvidos, membros do comitê e comissões provisórias que trabalharam para conseguirmos montar o Ciamp-Rua neste longo período de seis anos, até chegarmos hoje na primeira reunião”, afirmou Roger Giopatto.

E continuou: “Começamos as discussões lá em 2017 e agora, no início de 2023, finalmente inicia o trabalho efetivo”, completou. Na próxima reunião ordinária, marcada para 15 de fevereiro, algumas proposições de discussões serão discutidas para nortear as ações ao longo do ano.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

13 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

32 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

1 hora ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais