Paraná

Pesca esportiva adotada no Mato Grosso do Sul, segue proibida nos rios do Paraná

A modalidade de pesca esportiva adotada nas calhas dos rios Paraná e Paraguai no estado do Mato Grosso do Sul, segue proibida nos rios de domínio da união, no Paraná.

Isso porque o estado segue a Instrução Normativa do governo federal nº 25 de 1º de setembro de 2009, que proíbe a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio Paraná, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia.

De acordo com o agente fiscal do IAT (Instituto Água e Terra), Jose Carlos Bernardo, o Mato Grosso do Sul baixou uma portaria liberando a pesca nos rios de domínio do estado, mas o rio Paraná, é de domínio da união. “Por isso vamos continuar seguindo a normatiza nº 25”, afirma.

Segundo ele, quem for pego pescando nos rios Paraná, Ivaí, Piquiri, Goioerê ou Xambrê, na região noroeste, poderão responder por crime ambiental. “Terão os materiais e a embarcação apreendida, além de pagar multa de R$ 700, mais 10% de acréscimo por espécie capturada e responderão processo criminal”, lembra ao destacar que se houver condenação as penas podem chegar a três anos de detenção.

Normativa nº 25

A Instrução Normativa nº 25 estabelece as normas de pesca para o período de proteção à reprodução natural dos peixes, anualmente, de 1° de novembro a 28 de fevereiro, na bacia hidrográfica do rio Paraná, proibindo a pesca no rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

Além disso, baseia-se em outros diversos decretos do governo federal. (Confira a Instrução Normativa nº 25 aqui).

No estado do Mato Grosso do Sul, a portaria que autoriza a pesca na modalidade esportiva, exige uma licença específica do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o que pode ser questionável, já que uma legislação estadual, constitucionalmente, não sobrepõe-se a legislação federal.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

9 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

48 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais