Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Agência Estadual Publisher do OBemdito

Estado lança edital para contratar estudo da nova ponte de ligação com o Mato Grosso do Sul

O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), lançou o edital de contratação para elaboração […]

Estado lança edital para estudos de nova ponte de ligação com Mato Grosso do Sul -
Estado lança edital para estudos de nova ponte de ligação com Mato Grosso do Sul -
Estado lança edital para contratar estudo da nova ponte de ligação com o Mato Grosso do Sul
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 13h21 - Modificado em 26 de janeiro de 2023 às 13h21
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), lançou o edital de contratação para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção de uma nova ponte de ligação do Estado com o Mato Grosso do Sul.

O projeto consiste em construir uma ponte, que deve ter 2 quilômetros de extensão, sobre o Rio Paraná. A nova ligação será entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste, e Taquarussu, no Mato Grosso do Sul. A ideia é criar mais um corredor logístico entre os estados.

“É um estudo complexo, que visa encontrar o melhor traçado e da maneira mais sustentável com menor impacto ambiental. A ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País e vai encurtar o caminho de quem vem do Mato Grosso do Sul rumo ao Paraná. É uma obra que irá trazer desenvolvimento para o Noroeste paranaense, fomentando investimentos, turismo e mais desenvolvimento”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

A licitação será na próxima terça-feira (31), através de Pregão Eletrônico. Neste sistema, as participantes disputam entre si através de lances, com o menor valor sendo considerado vencedor. O preço máximo é de R$ 2.992.721,69. Os estudos serão bancados pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica com os governos estaduais do Paraná e Mato Grosso do Sul, no ano passado.

A prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses. O objetivo do estudo é apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.

A proposta para o trajeto também prevê no lado paranaense a restauração de 19,8 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno no Porto São José. Já no perímetro sul-mato-grossense, será realizada a implantação de 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.

A nova ligação promete encurtar e diminuir custos do escoamento agrícola da região Centro-Oeste do Brasil até o Porto de Paranaguá. O Paraná e o Mato Grosso do Sul são os maiores produtores agropecuários do Brasil. Atualmente, o trajeto entre o estado vizinho e o Noroeste do Paraná precisa ser contornado por São Paulo, através da barragem em Primavera, que conta com tráfego lento e restrição de peso para caminhões.

Porto São José, 21 de janeiro de 2023 – Rio Paraná nas proximidades do Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul (MS).
Estado lança edital para estudos de nova ponte de ligação com Mato Grosso do Sul –

OBemdito com AEN

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.