Umuarama

Servidores da assistência social de Umuarama são capacitados sobre autismo e TDAH

Servidores dos centros de referência da Assistência Social (Cras), de referência especializada (Creas), Centro Pop, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) e do Centro da Juventude (Ceju) receberam um treinamento sobre a abordagem e o tratamento com pessoas acometidas pelo Transtorno de Espectro Autista (TEA) na tarde desta terça-feira (24).

Foi mais uma etapa da iniciativa ‘Capacita Ceju’ destinada às equipes que executam as politicas de assistência social do município. A capacitação foi aplicada de forma voluntária pela fonoaudióloga especializada em TEA e TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade), Camila Formicoli.

A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, destacou a disposição da profissional em compartilhar conhecimentos tão significativos que ajudarão a melhorar a qualidade do atendimento à população.

“Agradecemos e parabenizados a fonoaudióloga Camila por dispor do seu tempo sem custos ao município para repassar orientações sobre como lidar com pessoas autistas e acometidas por TDAH, que cada vez mais acessam os serviços sociais. Ela trouxe um conhecimento adicional que será muito importante para os nossos técnicos no seu dia a dia, qualificando e humanizando a atenção prestada a este público”, destacou.

A palestra foi aberta pela chefe da Divisão da Juventude, Roselene de Souza do Ceju, e pela assistente social do Ceju, Gislene Borges, focando na importância da troca de experiências para a realização de intervenções e encaminhamentos pertinentes da melhor maneira possível.

Camila Formicoli lembrou que a demanda de crianças autistas ou com TDAH cresce a cada dia, “por isso é importante que a equipe da assistência social esteja sempre bem preparada”, afirmou.

O atendimento, segundo ela, começa por uma avaliação completa da condição da criança autista. “É importante fazer um ‘check list’ completo, avaliando todos os aspectos possíveis e o deficit (atraso) específico em cada caso. Com isso, conseguimos estabelecer planos individualizados de atividades e adaptar materiais e procedimentos para acolher e possibilitar o desenvolvimento dessas crianças”, afirmou. Durante a palestra a fonoaudióloga esclareceu dúvidas e compartilhou vivências próprias para sensibilizar os participantes.

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

14 segundos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

51 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

1 hora ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais