Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Serviço de Atendimento Psicológico de Umuarama inicia atividades com ações do Janeiro Branco

Para iniciar 2023 com atividades de apoio às crianças que formam o Grupo Terapêutico atendido no SAP (Serviço de Atendimento […]

Foto: Freepik
Foto: Freepik
Serviço de Atendimento Psicológico de Umuarama inicia atividades com ações do Janeiro Branco
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 19h26 - Modificado em 18 de janeiro de 2023 às 19h26
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Cupom Local
Porto Camargo
9 Espetaria

Para iniciar 2023 com atividades de apoio às crianças que formam o Grupo Terapêutico atendido no SAP (Serviço de Atendimento Psicológico), ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, a equipe de profissionais aproveitou para trabalhar o tema “A Vida Pede Equilíbrio”, em referência ao Movimento Janeiro Branco – que discute a incidência cada vez maior de estresse e ansiedade entre as pessoas.

A psicóloga Nathalia Ynae Giroldo Marrique, coordenadora do SAP, conta que este foi o primeiro encontro depois das férias de final de ano. “Retornamos recepcionando o grupo terapêutico com um piquenique delicioso, compartilhamento de forma divertida as experiências vividas nesse período (que também chamamos de anamnese) e a técnica de relaxamento ‘abraço da borboleta’, que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais.”, detalhou.

Segundo Nathalia, na ‘anamnese divertida’ foram realizadas perguntas e sorteios de cartas por meio de um dado, abordando temáticas envolvendo saúde, família, escola, amigos, tecnologia e subjetividade. “Cada criança retirou uma carta e todas responderam conforme a sequência. Logo após a conversa, fizemos um piquenique com bolo, biscoito, pipoca e refrigerante”, conta.

Mais saúde mental

O prefeito Hermes Pimentel acompanha o trabalho realizado pelo SAP no atendimento aos cidadãos, desde que assumiu a administração municipal em setembro de 2021, tendo inclusive autorizado a contratação de mais oito profissionais para atuar no setor.

“Cuidar da saúde mental do cidadão é parte importante das ações realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental existente no município. E estamos sempre atentos, pois sabemos que essa vida moderna, a pandemia e outros fatos têm feito aumentar o número de pacientes que precisam desse apoio”, comentou Pimentel.

Para se ter uma ideia, segundo relatórios do SAP, em 2021 foram atendidas 4.712 pessoas e em 2022 foram 19.390, um aumento de nada menos que 311%.

“Nossa equipe atende mensalmente a mais de 2.000 pessoas com transtornos mentais graves. Utilizamos o sistema de ‘matriciamento’, onde há a discussão dos trabalhos e tarefas das equipes multiprofissionais que atuam neste setor de saúde mental, oferecendo todo suporte técnico-pedagógico às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população”, define.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo