Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Combate à dengue será intensificado na região da Escola Malba Tahan, em Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama realizará no próximo sábado (14), uma grande ação de combate ao mosquito da […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Combate à dengue será intensificado na região da Escola Malba Tahan, em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 13h25 - Modificado em 10 de janeiro de 2023 às 13h26
Atlanta Pneus
Cupom Local
9 Espetaria
Gastro Umuarama
Porto Camargo

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama realizará no próximo sábado (14), uma grande ação de combate ao mosquito da dengue na Zona 2, com atenção especial nas imediações da Escola Municipal Malba Tahan. O objetivo é eliminar focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e orientar a população sobre a necessidade de adotar medidas efetivas de controle.

A diretora de Vigilância em Saúde do município, Sandra Pinheiro, informou que o monitoramento realizado pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental tem apontado alto índice de infestação predial naquela região.

“Os agentes de combate a endemias acompanham de perto a situação. Eles colocam uma espécie de armadilha para colher ovos da fêmea do mosquito e a contagem dos ovos em laboratório ajuda a determinar a gravidade da infestação”, explicou.

Os dispositivos são instalados em pontos estratégicos, que são visitados com frequência pelos agentes. Cada kit é composto por um recipiente com água, levedura de cerveja e uma placa de fibra de madeira porosa, que absorve umidade e serve para a postura das fêmeas do mosquito. A equipe solicita o apoio dos moradores ou responsáveis pelos locais das armadilhas para auxiliarem no cuidado.

A ação programada para o próximo sábado terá visitas domiciliares a partir das 13h30, realizadas por equipes de agentes de combate a endemias, e também vistorias com a utilização de drone em imóveis fechados. É importante que a população nos ajude nesta operação, facilitando o acesso dos agentes aos imóveis.

“Nossos agentes estarão devidamente identificados e o objetivo da ação, além de eliminar focos do mosquito, é explicar aos moradores como deve ser feito o combate. Queremos evitar que a proliferação abra as portas para um surto de dengue”, acrescentou o secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Segundo ele, o horário da tarde foi escolhido para que o maior número de casas sejam visitadas, inclusive de pessoas que trabalham na parte da manhã. Outra frente de combate ao mosquito é o plantio de mudas de orquídeas em ocos de árvores.

“Os agentes vistoriaram 18 árvores no quarteirão um do setor Malba Tahan e encontraram diversos ocos acumulando água em troncos e galhos. Foram plantadas 23 mudas de orquídeas para preencher estes espaços em árvores da avenida São Paulo (passeio público e canteiro central). O trabalho começou em 29 de dezembro e será expandido para as imediações”, completou Sandra Pinheiro.

O boletim semanal da dengue não registrou novos casos em Umuarama, na última semana. A cidade conta com casos confirmados em 45 bairros/localidades, totalizando 67 positivos, e aguarda resultados de 82 suspeitas que encontram-se em investigação.

Do total de 784 notificações registradas desde agosto do ano passado, quando começou o atual período de acompanhamento, 635 suspeitas foram descartadas. Não houve casos graves nem óbitos por dengue, até o momento.

Apenas os bairros Jabuticabeiras, Primeiro de Maio e San Remo não registraram casos de dengue no período. A maior parte da cidade registra baixa incidência, enquanto o Jardim São Cristóvão e o Conjunto Ouro Branco seguem em situação de alerta.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo