Fotos: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Alunos soldados do 25º BPM fazem doação de sangue no Homonúcleo de Umuarama

Faça você também um gesto de solidariedade e que salva vidas!

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Alunos soldados do 25º BPM fazem doação de sangue no Homonúcleo de Umuarama
Redação
OBemdito
4 de janeiro de 2023 19h46

Na manhã desta quarta-feira (4) os alunos soldados do Curso de Formação de Praças (CFP), juntamente com a equipe da coordenação da escola do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) promoveram um belo gesto de solidariedade e amor ao próximo. Eles fizeram doações de sangue no Hemonúcleo de Umuarama.

Os voluntários foram cadastrados no sistema, responderam a um questionário e passaram por uma triagem clínica, os quais antecederam a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue por pessoa.

A ação de doação neste momento visa aumentar o estoque de sangue disponível no hemocentro, que sofre com a baixa de reserva principalmente nesta época do ano.

Quem pode doar?

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

Atualmente, a maior demanda são dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, que apresentam falta em todas as unidades da rede. Porém, os outros tipos também são sempre necessários.

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Como doar?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada. Doadores sem hora marcada também são atendidos através de encaixes entre os horários disponíveis.

O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte:  08h as 11h30 _ 13h30 as 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.