Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Graça Milanez Publisher do OBemdito

Harmonia pronto para o verão: Movimento aumenta 30% em relação a outros períodos do ano

Clube, que tem mais de mil associados, conta com a maior estrutura de esporte e lazer da região de Umuarama

Angelo Rossi, presidente do Harmonia: Investimentos contínuos reafirmam importância do clube para a comunidade | Foto: Leonardo Eventos
Harmonia pronto para o verão: Movimento aumenta 30% em relação a outros períodos do ano
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 15h55 - Modificado em 28 de dezembro de 2022 às 17h44
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Como o nome diz, ele nasceu com estrutura e charme de um clube campestre; era início dos anos de 1960 e o Harmonia Clube de Campo ganhava alicerce e fama. Porém, com o desenvolvimento rápido da cidade, não demorou para se tornar um clube urbano, hoje situado num dos pontos mais movimentados de Umuarama.

É o maior da região, com área total de dez hectares e 1.300 famílias associadas, o que dá um fluxo de aproximadamente sete mil pessoas usufruindo as várias opções de esporte e lazer disponíveis. O ‘campo’ permanece no nome e, digamos, na aura do clube.

Afinal, logo à entrada, o visitante pode admirar a bela paisagem que o bosque com árvores nativas proporciona. E mais: pode ouvir a ‘cantoria’ das cigarras, que, aos milhares, neste período, fazem do local seu paradeiro para reprodução. A sinfonia é impressionante!

Impressionante também é o parque aquático: o Harmonia tem três piscinas, o que soma mais de 700m2 de espaço para diversão, e mais uma, de 250m2, com água aquecida para hidroginástica. Todas estão prontas para receber, neste verão que está só começando, os associados que não abrem mão deste prazer. “Tradicionalmente, o comparecimento de sócios neste período aumenta 30%”, diz o presidente, Angelo Rossi.

Tomar sol, nadar, se refrescar é o objetivo da maioria. Mas, segundo o presidente, o aumento do movimento se dá também pela estrutura poliesportiva que o Harmonia dispõe. A academia de ginástica, com mais de 60 aparelhos, lota todos os dias. Há quem vai também para as aulas de zumba, jump, kangoo, polidance, pilates e balé.

Concorridas também são as quadras do complexo de areia: tem para prática de tênis, beach tennis [tênis de praia], vôlei e futevôlei. Outros destaques são a quadra de futsal e de bocha e os espaços do truco e da sinuca. “Nosso clube é bem eclético”, exclama Rossi, que está no terceiro mandato frente à diretoria.

Harmonia visto do alto: área de dez hectares com estrutura exemplar de lazer – Foto: Danilo Martins/OBemdito

Torneios, shows e finanças

Durante o tour que Rossi fez com a reportagem de OBemdito pelos ambientes do clube ele lembrou que o Harmonia tem por tradição estimular também a competição: “No tênis, na bocha, na sinuca e no truco participamos de torneios estaduais, sempre com bons resultados”, enfatiza, citando ainda como diferencial o salão social [com capacidade para 2.600 pessoas], onde frequentemente acontecem grandes shows, com cantores renomados, bailes e festas importantes da cidade, como formaturas.

Na lista de atrativos, há muito mais para acrescentar [difícil mencionar tudo]. E os investimentos não param. “No momento, estamos construindo um espaço próprio para as aulas de zumba e implantando sistema de geração de energia solar. Só neste projeto estamos aplicando R$ 1,3 milhão”, informa, lembrando que há seis meses inauguraram uma quadra de tênis, que custou cerca de três milhões.

Falando em cifras, ele diz que o poder de investimento hoje do Harmonia, que gera 58 empregos diretos, é de aproximadamente R$ 150 mil por mês. “É bem significativo!”, acentua, rememorando a fase crítica que o clube passou na década passada.

“Quando assumi a presidência [em 2013], o Harmonia estava falido; ia a leilão… não tinha dinheiro nem para pagar a conta de luz! Foi preciso muito trabalho, novas estratégias administrativas e amor à causa por parte dos membros da diretoria, que se prontificaram a me ajudar a tirá-lo dessa situação; em seis meses conseguimos”, orgulha-se.

Harmonia e sua estrutura de esporte e lazer: maior da região – Foto: Danilo Martins/OBemdito

Espaço verde

O Harmonia saiu do campo, mas o campo não saiu do Harmonia, por isso o bosque merece um capítulo à parte. Quem gosta de um sábado ou um domingo de descanso em contato com a natureza, com conforto, ali é o lugar ideal.

Nele, em meio ao verde, estão à disposição dos sócios cinco quiosques para churrasco e um salão de festa que comporta 300 pessoas. Árvores nativas, imponentes, algumas com mais de vinte metros de altura, compõem o cenário. Entre elas reinam cedro, peroba, canela, marfim e uma canafístula com tronco que mede cerca de seis metros de diâmetro.

As cigarras, com sua orquestra fabulosa e singular, não são as únicas que chamam a atenção: mora também no bosque uma família de lagartos, que passeiam livre e calmamente pelo recinto.  Resumindo, mais uma atração à parte do Harmonia.

Contato direto com a natureza: Bosque do Harmonia é atrativo à parte – Foto: Danilo Martins/OBemdito
‘Casca’ de cigarra em árvore: nesta época elas estão aos milhares no bosque do Harmonia, numa cantoria digna de aplausos! – Foto: Danilo Martins/OBemdito
Quiosque dentro do bosque são bastante disputados para comemorações – Foto: Danilo Martins/OBemdito
Maioria das árvores do bosque são nativas – Foto: Danilo Martins/OBemdito
Esta canafístula chama a atenção pela espessura do tronco: mais de 5 metros – Foto: Danilo Martins/OBemdito
Associados desfrutam dos prazeres que o clube oferece – Foto: Danilo Martins/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.