Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Secretaria de Habitação auxilia associações e entidades representativas da comunidade

Além de gerir a política habitacional do município, identificando e registrando a demanda por moradias para famílias de baixo poder […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Secretaria de Habitação auxilia associações e entidades representativas da comunidade
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 13h35 - Modificado em 4 de janeiro de 2023 às 13h35
Cupom Local
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus

Além de gerir a política habitacional do município, identificando e registrando a demanda por moradias para famílias de baixo poder aquisitivo e implementando os projetos residenciais, a Secretaria Municipal de Habitação tem uma atuação consistente na organização comunitária.

“Fortalecendo as associações, trazemos os moradores dos bairros para mais perto da administração e contribuímos para a cidadania e a garantia dos seus direitos”, afirmou a secretária Edna Justino.

Por indicação do prefeito Hermes Pimentel, a secretaria tem trabalhado na orientação e regularização de diversas associações de moradores e até de outras categorias, como produtores rurais e caminhoneiros. “Nossa equipe presta assessoria em questões relacionadas ao CNPJ (cadastro de personalidade jurídica) e ao fisco (receitas Estadual e Federal), entre outros fatores, para que as associações conquistem sua autonomia e possam cumprir seu papel”, acrescentou a secretária.

Para o prefeito, é importante que os moradores de cada bairro e a comunidade em geral sejam bem representados. “É mais fácil atender as necessidades da população de forma coletiva. Com associações atuantes, sabemos quais são as demandas mais importantes e conseguimos dar um atendimento mais efetivo”, apontou Pimentel.

As associações costumam atuar em busca de melhorias estruturais, como asfalto, vagas em escolas e creches e melhor atendimento na área de saúde, mas também focam na qualidade de vida da população, buscando atividades físicas para idosos, cursos profissionalizantes e ações de lazer e entretenimento.

Em 2022, a Secretaria de Habitação contribuiu para a regularização das associações de moradores do Parque Residencial Tóquio, que realizou eleição em abril deste ano, do Jardim Colorado e Parque Residencial Itália I, II e III (eleição em maio) e também a associação que representa os moradores do Jardim das Cerejeiras (I e II), jardins Estância, Lopes (I e II) e Thereza e dos parques Estância II e das Nações, que elegeu sua diretoria em 24 de maio.

A Associação de Moradores do San Remo I e III elegeu sua nova diretoria em setembro último, a comunidade da Praça Anchieta escolheu seus representantes em 9 de outubro e a associação do jardim Aliança, que também compreende os jardins Petrópolis e Espanha, realizou sua eleição no dia 23 também de outubro.

A Secretaria de Habitação assessorou ainda, para a regularização e escolha de novas diretorias, a Associação dos Moradores e Produtores Rurais das Estradas Pavão, Moema, Timbó e Vigor, a Associação dos Caminhoneiros Aumufretes e o Centro de Convivência Cantinho da Amizade, do distrito de Serra dos Dourados.

Esse trabalho conta com a dedicação e empenho do chefe da Divisão de Regulação Habitacional, Francisco Arnaldo Fernandes, mais conhecido como França – atualmente afastado do trabalho por motivo de saúde –, e o diretor de Habitação, Valdemir Cavalcante de Barros.

“Temos uma equipe bem afinada na Habitação que também desenvolve esse importante papel nas relações com a comunidade e suas lideranças. Esse trabalho atende a uma de nossas prioridades, que é administrar a cidade priorizando a área social, o desenvolvimento dos bairros e as questões com impacto direto na qualidade de vida da população”, completou o prefeito Pimentel.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo