Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade

Umuarama

Mateus Barreto propõe inclusão de lactantes no grupo prioritário da vacinação contra Covid

A justificativa é que estudos constatam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno

Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade
Mateus Barreto propõe inclusão de lactantes no grupo prioritário da vacinação contra Covid
Jaqueline Mocelin
OBemdito
17 de junho de 2021 18h38

O vereador Mateus Barreto (Podemos) assinou ofício e indicação à Secretaria Municipal de Saúde propondo a inclusão de lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Umuarama. De acordo com a proposta, estudos realizados nos Estados Unidos e em Israel comprovaram que o leite materno transmite os anticorpos da mãe vacinada à criança.

“De acordo com dados oficiais dos governos, o Brasil é um dos países com maior taxa de mortalidade de crianças menores de 1 ano por Covid-19. E o uso de máscaras por crianças até 2 anos não é recomendado. Incluir as lactantes no grupo prioritário de vacinação garante proteção à mãe e ao seu filho, diminuindo o índice de contaminação e de mortes de lactantes e de crianças”, argumenta o parlamentar.

Quatro estados da federação anunciaram a inclusão das lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, sendo Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso os que já iniciaram a imunização, além de Minas Gerais, que aguarda a chegada de novos lotes das vacinas Pfizer e CoronaVac para que as mulheres que amamentam sejam vacinadas.

Além disso, alguns municípios de outros estados incluíram as lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, como Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR).

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.